Acordo de cooperação visa à implantação, em Brasília (DF), do Museu de Ciência e Tecnologia
Info
Acordo de cooperação visa à implantação, em Brasília (DF), do Museu de Ciência e Tecnologia
26/12/2012 14:00 - Portal Brasil
Ministérios, governo do Distrito Federal e Universidade de Brasília são algumas das instituições envolvidas no projeto de criação do Museu
O acordo de cooperação técnica para a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília foi publicado nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU). A parceria tem como objetivo dinamizar e ampliar as relações técnico-científicas para a elaboração do projeto e promover ações conjuntas de difusão de ciência e tecnologia no Distrito Federal.
O equipamento científico-cultural já tem seu plano museológico finalizado. Ele prevê a ocupação de uma área de 20 mil metros quadrados em área central da capital e a divisão em vários ambientes, com valor de construção estimado em R$ 60 milhões.
Integram a iniciativa: os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Integração Nacional; e da Cultura; o governo do Distrito Federal; a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco/MI); o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC); e a Universidade de Brasília (UnB). Pelo acordo, os órgãos devem indicar os titulares e suplentes do Comitê Técnico Museus de Ciência e Tecnologia de Brasília no prazo máximo de dez dias a contar da publicação. O comitê também terá um prazo de 30 dias para apresentar um plano de trabalho para a implantação do Museu.
De acordo com o físico Ildeu Moreira, diretor do Departamento de Popularização de Difusão de Ciência e Tecnologia do MCTI, o museu "poderá se tornar uma referência museológica no país e no mundo, tanto pelo aspecto inovador quanto pela discussão em torno dos assuntos científicos, se houver um trabalho intenso e integrado das instituições do DF". Ele avalia que a UnB terá uma "participação decisiva" na criação do equipamento.
Projeto
De acordo com a coordenadora da comissão de implantação do museu, Monica Menkes, a área escolhida para a construção fica no Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O espaço será dividido em várias áreas, como o Parque da Ciência (onde ficam os experimentos científicos e as crianças podem brincar e aprender), e o Espaço Ciência e Tecnologia em Foco, direcionado à popularização científica, "onde o público vai poder interagir com especialistas sobre as notícias mais recentes e sobre as descobertas na área". O local contará, ainda, com exposições, auditório, anfiteatro, oficinas multiuso, café, restaurante etc.
A ideia é que o espaço alcance destaque mundial sem perder as características nacionais. "Um museu inovador e interativo, aos moldes dos museus dos países desenvolvidos, mas adaptado aos nossos padrões - ou seja, por ser aqui em Brasília, vai ter a cara do Cerrado", adianta Monica, que é arquiteta.
A expectativa é que o primeiro módulo do museu fique pronto em 2014, mas a primeira exposição deve acontecer antes da finalização do espaço físico, nos meses de setembro e outubro do ano que vem. A mostra será realizada no Museu da República e no Jardim Botânico, simultaneamente, incluindo oficinas e trilhas interativas.
Fonte:
http://rf-brasil.jusbrasil.com.br/politi...ilia-df-do-museu-de-ciencia-e-tecnologia
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação