HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #2261  
Old Posted Jan 10, 2015, 11:21 AM
enioaugusto7413 enioaugusto7413 is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 124
Na minha opinião , enquanto o novo terminal internacional não sair do papel , essas companhias aéreas asiáticas não irão começar a operar aqui em Brasília. Somente com esse novo terminal é que as especulações poderão se tornar realidade.

Eu acredito que o novo terminal levará cerca de 2 anos para ser construído, pois o novo estádio Mané Garrincha , por exemplo , que é uma estrutura muito maior que um terminal de passageiros , levou cerca de 3 anos para ficar pronto. Então as previsões da Inframérica para esses voos para Ásia e Oceania podem se confirmar se dentro de , no máximo , 2 anos o novo terminal internacional começar a ser construído.
Reply With Quote
     
     
  #2262  
Old Posted Jan 10, 2015, 1:41 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by enioaugusto7413 View Post
Na minha opinião , enquanto o novo terminal internacional não sair do papel , essas companhias aéreas asiáticas não irão começar a operar aqui em Brasília. Somente com esse novo terminal é que as especulações poderão se tornar realidade.

Eu acredito que o novo terminal levará cerca de 2 anos para ser construído, pois o novo estádio Mané Garrincha , por exemplo , que é uma estrutura muito maior que um terminal de passageiros , levou cerca de 3 anos para ficar pronto. Então as previsões da Inframérica para esses voos para Ásia e Oceania podem se confirmar se dentro de , no máximo , 2 anos o novo terminal internacional começar a ser construído.
Comentários interessantes ... cabem algumas considerações sobre o contexto atual de BSB e mundo afora:

1. De fato, expansões significativas da operação internacional em BSB exigirão o novo terminal. O aumento de 20% verificado em 2014, associado ao que já havia ocorrido em 2013, serviram de base para um redirecionamento estratégico. Os fatores que determinaram esse aumento significativo não foram detectados por ocasião dos estudos para a concessão.
2. Por outro lado, as empresas aéreas tem sido, em geral, bastante conservadoras antes de implementar novos destinos internacionais e, principalmente, novos mercados. BSB ainda é um mercado internacional exótico em se tratando de Brasil. Embora o crescimento seja expressivo, há margem de questionamento sobre sua sustentabilidade.
3. Algumas empresas tem um leque de exigências bastante elevado para iniciar uma operação em um novo mercado. Assim, sem terminal adequado e, principalmente, qualidade de serviços adequada, fica difícil gerar uma maior atratividade.
4. O tempo para construir um novo terminal é bastante difícil de determinar sem conhecer o elemento fundamental: o projeto. O Pier Sul ficou pronto em 14 meses. Apesar de ser grande, trata-se de uma estrutura relativamente simples, com uma base convencional em concreto e a chamada "superestrutura" toda em metal, facilitando a montagem. Por outro lado, se for para pensar, por exemplo, em garagem subterrânea ou outros elementos complexos, o tempo pode ser maior.
5. Por fim, creio ser perda de tempo especular sobre o A380. Todos os analistas internacionais de aviação são unânimes em afirmar que esse avião foi um erro da Airbus. Já se fala, inclusive, no encerramento da linha de montagem. Trata-se de um monstrengo gigantesco que, além de exigir grande infraestrutura aeroportuária, tem um custo operacional altíssimo e somente se viabiliza em rotas de altíssima densidade, decolando com pelo menos uns 75% dos assentos vendidos por trecho (esse número sofre variações conforme a Companhia e o país de origem). Durante as obras do AIJK, uma das pistas foi submetida a trabalhos de alargamento das laterais, de forma a permitir a operação do A380 ... mas, pelo menos para a Copa, a ideia é que, caso houvesse a eventual operação no Brasil, BSB poderia ser uma alternativa de pouso em caso de emergência. Só isso.
Reply With Quote
     
     
  #2263  
Old Posted Jan 10, 2015, 6:23 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 28,165
Quote:
Originally Posted by Paulotrr View Post
Comentários interessantes ... cabem algumas considerações sobre o contexto atual de BSB e mundo afora:

1. De fato, expansões significativas da operação internacional em BSB exigirão o novo terminal. O aumento de 20% verificado em 2014, associado ao que já havia ocorrido em 2013, serviram de base para um redirecionamento estratégico. Os fatores que determinaram esse aumento significativo não foram detectados por ocasião dos estudos para a concessão.
2. Por outro lado, as empresas aéreas tem sido, em geral, bastante conservadoras antes de implementar novos destinos internacionais e, principalmente, novos mercados. BSB ainda é um mercado internacional exótico em se tratando de Brasil. Embora o crescimento seja expressivo, há margem de questionamento sobre sua sustentabilidade.
3. Algumas empresas tem um leque de exigências bastante elevado para iniciar uma operação em um novo mercado. Assim, sem terminal adequado e, principalmente, qualidade de serviços adequada, fica difícil gerar uma maior atratividade.
4. O tempo para construir um novo terminal é bastante difícil de determinar sem conhecer o elemento fundamental: o projeto. O Pier Sul ficou pronto em 14 meses. Apesar de ser grande, trata-se de uma estrutura relativamente simples, com uma base convencional em concreto e a chamada "superestrutura" toda em metal, facilitando a montagem. Por outro lado, se for para pensar, por exemplo, em garagem subterrânea ou outros elementos complexos, o tempo pode ser maior.
5. Por fim, creio ser perda de tempo especular sobre o A380. Todos os analistas internacionais de aviação são unânimes em afirmar que esse avião foi um erro da Airbus. Já se fala, inclusive, no encerramento da linha de montagem. Trata-se de um monstrengo gigantesco que, além de exigir grande infraestrutura aeroportuária, tem um custo operacional altíssimo e somente se viabiliza em rotas de altíssima densidade, decolando com pelo menos uns 75% dos assentos vendidos por trecho (esse número sofre variações conforme a Companhia e o país de origem). Durante as obras do AIJK, uma das pistas foi submetida a trabalhos de alargamento das laterais, de forma a permitir a operação do A380 ... mas, pelo menos para a Copa, a ideia é que, caso houvesse a eventual operação no Brasil, BSB poderia ser uma alternativa de pouso em caso de emergência. Só isso.
Sem duvida, mas ele pode nem vir ao Brasil, mas o concorrente dele o Boeing 747-8F continua firme e forte. Portanto para operar voos intercontinentais, vai precisa desse tipo de aeronaves.

Hoje passando uma reportagem do aeroporto de Dubai, se tornou o de maior movimentação de paxs do mundo, beirando 70 milhões. Detalhe, opera apenas com 2 pistas.

Portanto, vai ser uma questão de tempo para as cias aéreas da Ásia aportar aqui. Temos limitações estruturais e também de conexão. E agora em relação as empresas preferirem os aeroportos de SP ou RJ não conta.

Se elas fizerem estudos e acusarem que aqui tem demanda, irão operar, e nesse momento, por enquanto não tem, mas está perto de ter.
Reply With Quote
     
     
  #2264  
Old Posted Jan 11, 2015, 4:11 PM
enioaugusto7413 enioaugusto7413 is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 124
Sobre o A380 , quando essa aeronave foi lançada pela Airbus , eles esperavam vender cerca de 1200 aeronaves , mas 7 anos depois que essa aeronave começou a operar regularmente , somente um pouco mais de 300 aeronaves foram vendidas. A Airbus está tão preocupada com a baixa demanda do A380 que já está oferecendo descontos para ver se aumenta as vendas. Eu acredito que se as vendas continuarem abaixo das expectativas , a Airbus vai sim parar de produzir o A380.

Eu tenho percebido que a grande maioria das companhias aéreas que adquiriram o A380 é do continente asiático. Na Europa, somente 3 companhias aéreas possuem o A380 (British , Air France e Lufthansa) e na Oceania ,uma (Qantas). No continente americano , nenhuma companhia se interessou em adquirir o A380 até agora e ,pelo jeito , nenhuma delas vai adquiri-lo a curto ou médio prazo.

Já a aeronave A350 , que começou a operar no ano passado , está tendo muito mais retorno que o A380 , tanto é que cerca de 800 aeronaves A350 já foram encomendadas até agora e esse número tende a aumentar ainda mais.

Pra finalizar , eu acho muito mais provável o Boeing 747-8 começar a operar aqui em Brasília dentro de alguns anos do que o A380 , cujas chances são praticamente nulas. O Boeing 747-8, apesar de ser a aeronave comercial mais comprida que existe , possui uma envergadura menor que o A380.
Reply With Quote
     
     
  #2265  
Old Posted Jan 11, 2015, 6:57 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 28,165
E falando do aeroporto, eu ouvi a maior asneira de todos os tempos, não sei se é uma lider comunitária ou apenas uma moradora, fazendo terrorismo ecológico e chegou ao cumulo de falar no blog do park way, que o Agnelo revogou a lei de criação da APA da Cabeça de Veado.

Olha eu nem vou me dar o trabalho de postar aqui, mas o que se lê as noticias daqueles moradores cada loucura, que o aeroporto vai assorear o lago, que o aeroporto vai matar os lobos guarás da região e tal.

Espero que a Inframérica, cerce logo sua propriedade para acabar de vez com essa polêmica, até falando que a área que a Inframérica quer usar para expansão comercial é da União. Só que a moradora esqueceu que a União também é proprietária do aeroporto.
Reply With Quote
     
     
  #2266  
Old Posted Jan 13, 2015, 5:34 PM
AndBrag AndBrag is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2014
Posts: 173
Hoje cedo, saindo de casa, vi pousar na pista velha um Ilyushin IL-96 da Aeroflot. Alguém sabe me dizer o que era? É trazendo o Shakhtar que vem jogar no Mané Garrincha?
Reply With Quote
     
     
  #2267  
Old Posted Jan 13, 2015, 7:34 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 28,165
Quote:
Originally Posted by AndBrag View Post
Hoje cedo, saindo de casa, vi pousar na pista velha um Ilyushin IL-96 da Aeroflot. Alguém sabe me dizer o que era? É trazendo o Shakhtar que vem jogar no Mané Garrincha?
Não tenho certeza. Mas vai que pode ser.
Reply With Quote
     
     
  #2268  
Old Posted Jan 13, 2015, 8:00 PM
AndBrag AndBrag is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2014
Posts: 173
Foi até curioso. Eu saí, e quando estava na pista paralela à EPIA, vi um avião cinza chegando. Pensei ser o da AA, pois o voo de Miami chega por aquela hora mesmo... Mas aí notei que a cauda tinha uma bandeira azul, branca e vermelha. Me perguntei "uai, um avião da AA com fuselagem antiga e cauda nova?" Então fiquei atento, e quando vi, era a bandeira russa. E vi escrito "Aeroflot" em russo. E também explicou o fato de ser um quadrimotor meio "gordo", sendo que o A340, também quadrimotor, é bem esguio. O IL-96 é russo, quadrimotor com um aspecto gordo.
Reply With Quote
     
     
  #2269  
Old Posted Jan 13, 2015, 8:15 PM
bsbfreak bsbfreak is offline
Registered User
 
Join Date: Jun 2014
Location: Brasília
Posts: 17
A Aeroflot está fazendo algumas operações charter de HAV pra BSB. Faz alguns dias já que tenho ver um pousar/decolar e nunca consigo.
Reply With Quote
     
     
  #2270  
Old Posted Jan 13, 2015, 8:15 PM
bsbfreak bsbfreak is offline
Registered User
 
Join Date: Jun 2014
Location: Brasília
Posts: 17
Quote:
Originally Posted by AndBrag View Post
Foi até curioso. Eu saí, e quando estava na pista paralela à EPIA, vi um avião cinza chegando. Pensei ser o da AA, pois o voo de Miami chega por aquela hora mesmo... Mas aí notei que a cauda tinha uma bandeira azul, branca e vermelha. Me perguntei "uai, um avião da AA com fuselagem antiga e cauda nova?" Então fiquei atento, e quando vi, era a bandeira russa. E vi escrito "Aeroflot" em russo. E também explicou o fato de ser um quadrimotor meio "gordo", sendo que o A340, também quadrimotor, é bem esguio. O IL-96 é russo, quadrimotor com um aspecto gordo.
A Aeroflot está fazendo algumas operações charter de HAV pra BSB. Faz alguns dias já que tenho ver um pousar/decolar e nunca consigo.
Reply With Quote
     
     
  #2271  
Old Posted Jan 14, 2015, 10:59 AM
Saccko Saccko is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2013
Posts: 194
Esse voo realmente vem de Havana. Estava acompanhando pelo Flight Radar. No site a bandeira dele ela da Cubana Aviación.
Reply With Quote
     
     
  #2272  
Old Posted Jan 14, 2015, 11:07 AM
Saccko Saccko is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2013
Posts: 194
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu estive pessoalmente na Inframérica recentemente, e eles foram bem claros, teremos rotas para a Ásia, Oriente Médicos e Oceania em 5 anos. Ponto final.

Agora outras rotas, vai depender dos acordos bilaterais entre os governos. Assim não adianta querer e não poder ter as rotas sem negociação.
Bom, A Inframérica pode até querer, mas não teremos esses voos. Para a Oceania, nem GRU tem. Alguém, honestamente, imagina um 747-400 da Qantas com rota para Brasília, por exemplo? É forçar demais a barra.

Ásia é a mesma coisa.

Quanto ao Oriente Médio, se a Qatar voa pro RJ em 2016, pode ser, se as rotas continuarem com alta demanda, que ela faça igual a Air France e crie uma 3ª base no país, vindo para cá em 2019.

No mais, se o aeroporto tiver o feijão com arroz pra mim tá bom. As principais cidades da América e Europa.

Não estou sendo pessimista, apenas realista. Por mais que eu quisesse, Brasília não é essa Coca Cola toda.
Reply With Quote
     
     
  #2273  
Old Posted Jan 14, 2015, 1:07 PM
AndBrag AndBrag is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2014
Posts: 173
Quote:
Originally Posted by Saccko View Post
Bom, A Inframérica pode até querer, mas não teremos esses voos. Para a Oceania, nem GRU tem. Alguém, honestamente, imagina um 747-400 da Qantas com rota para Brasília, por exemplo? É forçar demais a barra.

Ásia é a mesma coisa.

Quanto ao Oriente Médio, se a Qatar voa pro RJ em 2016, pode ser, se as rotas continuarem com alta demanda, que ela faça igual a Air France e crie uma 3ª base no país, vindo para cá em 2019.

No mais, se o aeroporto tiver o feijão com arroz pra mim tá bom. As principais cidades da América e Europa.

Não estou sendo pessimista, apenas realista. Por mais que eu quisesse, Brasília não é essa Coca Cola toda.
Posso concordar com você, mas, como dizem por aí, querer é poder. Se a Inframérica realmente quer, ela faz valer a pena. Diminui taxas aeroportuárias, entre outros incentivos. Tem casos de aeroportos que eram como é Brasília hoje, e com incentivos financeiros, tiraram movimento de outros aeroportos próximos.
Reply With Quote
     
     
  #2274  
Old Posted Jan 14, 2015, 8:09 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 28,165
Parece que temos noticias sobre o futuro terminal internacional. Tudo indica que será localizado na parte do Píer Norte.

Começa no Píer Norte e se estenderá até o Terminal 2 que deixará de existir, pois a Azul está de mudanças para o Terminal 1. E todos aqueles hangares da TAM, Correios, Tam Cargo, Comissaria Aérea, tem até Setembro/2015 para sair do lugar. Portanto vão passar as máquinas de toda aquela região.

Então vem um grande terminal 3.
Reply With Quote
     
     
  #2275  
Old Posted Jan 14, 2015, 8:38 PM
Agarwaen Agarwaen is offline
Registered User
 
Join Date: May 2014
Posts: 498
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Parece que temos noticias sobre o futuro terminal internacional. Tudo indica que será localizado na parte do Píer Norte.

Começa no Píer Norte e se estenderá até o Terminal 2 que deixará de existir, pois a Azul está de mudanças para o Terminal 1. E todos aqueles hangares da TAM, Correios, Tam Cargo, Comissaria Aérea, tem até Setembro/2015 para sair do lugar. Portanto vão passar as máquinas de toda aquela região.

Então vem um grande terminal 3.
Aleluia! para a parte da Azul!

Eita, setembro, já? Então a coisa está mais avançada do que pensava. Quando será que começa a pipocar o projeto por aí?
Reply With Quote
     
     
  #2276  
Old Posted Jan 14, 2015, 9:55 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 28,165
Quote:
Originally Posted by Agarwaen View Post
Aleluia! para a parte da Azul!

Eita, setembro, já? Então a coisa está mais avançada do que pensava. Quando será que começa a pipocar o projeto por aí?
Eu acredito que eles sejam remanejados para pista nova, atrás das concessionárias, até alguns renders que postei aqui dá como certo aquele local.

Eu quase entrei naquela estrutura nova do lado do aeroporto com aquelas torres duplas. Na verdade aquilo torres de agua gelada com capacidade de 12 mil litros. Apenas não perguntei a que destina.

Mas até falei que no projeto anterior ela não era para existir naquele ponto. Então o arquiteto estrangeiro terá uma gigantesca área para projetar um terminal adequado ali.

A dúvida é a conexão com T1. Portanto não teremos T3 mas o T2.
Reply With Quote
     
     
  #2277  
Old Posted Jan 14, 2015, 10:00 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Parece que temos noticias sobre o futuro terminal internacional. Tudo indica que será localizado na parte do Píer Norte.

Começa no Píer Norte e se estenderá até o Terminal 2 que deixará de existir, pois a Azul está de mudanças para o Terminal 1. E todos aqueles hangares da TAM, Correios, Tam Cargo, Comissaria Aérea, tem até Setembro/2015 para sair do lugar. Portanto vão passar as máquinas de toda aquela região.

Então vem um grande terminal 3.
Pesquisa, essa notícia é fantástica !!! É quente mesmo ??? Porque, observando a imagem do Google Earth abaixo (acho que é a imagem mais atual disponível, de 8 de outubro de 2014), verifica-se que um edifício iniciando no Pier Norte e se estendendo até o Terminal 2 será um monstro ... sem contar que terá de fazer algumas "curvas" pelo meio do caminho ... além de ter de "driblar" a taxiway que hoje dá acesso ao terminal de cargas ...



Além de ter que derrubar muita coisa, o mais lógico é que se faça uma construção por etapas ... quando uma ponta da edificação estiver pronta, aí transfere-se a operação internacional para ela e derruba-se o satélite. No meio do caminho ainda haveria o hangar da Transbrasil que, em teoria, também teria que ir para o chão ... sob essa perspectiva, seria uma obra para uns três anos ... porém, um novo edifício dessas dimensões provavelmente receberia tráfego internacional e doméstico, já que praticamente mais que dobra a capacidade do terminal.

Trata-se de uma solução bem inteligente, pois acaba com áreas subutilizadas, evita discussões ambientais (as áreas já estão ocupadas, não havendo desmate) e aproveita um enorme volume de pátio já existente. Adicionalmente, se encaixa no Plano de Expansão da Inframérica que prevê a criação de áreas empresariais do outro lado da DF 047. Em teoria, dependendo do projeto, permitiria até a criação de um novo TECA na ponta desse novo "Terminal 3".

Obviamente tudo isso é uma elucubração ... vamos aguardar ...
Reply With Quote
     
     
  #2278  
Old Posted Jan 14, 2015, 10:17 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 28,165
O projeto do masterplan da pista norte é esse aqui, logo de cara dá para ver grandes galpões atrás da área de concessionárias e todo Shopping Center, Centro Empresarial, clinico e hoteleiro se desenvolvendo.



Mas no render não mostra o T3 ou substituto T2, pois o projeto é de outro arquiteto.
Reply With Quote
     
     
  #2279  
Old Posted Jan 14, 2015, 10:24 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
O projeto do masterplan da pista norte é esse aqui, logo de cara dá para ver grandes galpões atrás da área de concessionárias e todo Shopping Center, Centro Empresarial, clinico e hoteleiro se desenvolvendo.

...

Mas no render não mostra o T3 ou substituto T2, pois o projeto é de outro arquiteto.
De fato ... veja que o render mostra a continuação do Pier Norte indo até o ponto onde, hoje, terminaria a Comissaria Aérea ... pela sua informação, o Terminal continuaria até o Terminal 2 operado hoje pela Azul ... um prédio monumental ... O projeto já foi iniciado ???
Reply With Quote
     
     
  #2280  
Old Posted Jan 14, 2015, 10:47 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 28,165
Quote:
Originally Posted by Paulotrr View Post
De fato ... veja que o render mostra a continuação do Pier Norte indo até o ponto onde, hoje, terminaria a Comissaria Aérea ... pela sua informação, o Terminal continuaria até o Terminal 2 operado hoje pela Azul ... um prédio monumental ... O projeto já foi iniciado ???
Pelo que vi inloco, esse projeto do Píer Norte fora alterado, tendo em vista, a construção daquela mega estrutura dupla para água gelada. Então até ali era projeto da AECOM, empresa norte-americana de arquitetura, que projetou ambos os Píers.

Agora, com o novo arquiteto assumindo, vai fazer tudo diferente do atual.
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump



Forum Jump


All times are GMT. The time now is 6:15 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.