HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #801  
Old Posted Nov 2, 2013, 3:50 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Quote:
Originally Posted by salengasss View Post
Eu agradeço aos céus TODOS OS DIAS, ter acontecido essa concessão do nosso aeroporto
Mizifi dê graças a DEUS a Aglerdo, Lula e Dilma. Ops ao PT. Se não fosse ele, sabe quando isso iria acontecer nas mãos de Arruda, Roriz, Rosso, Reguffe, Toninho, Rollemberg e Cristovam....... NEVER BUILD... Então antes de falar mal do Aglerdo, procure entender, tem coisas que só estão ocorrendo em Brasília devido a ele, se não fosse ele com ajudinha do governo federal, NADA iria sair do papel.
Reply With Quote
     
     
  #802  
Old Posted Nov 2, 2013, 8:32 PM
Espartano_bsb Espartano_bsb is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Posts: 483
Belas imagens do projeto! Tudo muito bacana!

Só acho que essa área disponibilizada para o tal "Centro de Negócios" deveria ser destinada para a construção de um eventual Terminal 3 do Aeroporto JK. Fora isso, tudo muito bom!
Reply With Quote
     
     
  #803  
Old Posted Nov 2, 2013, 9:33 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Antes de mais nada, há que se agradecer a todos que ajudaram a disponibilizar esse material !!! Simplesmente fantástico !!! A começar pelo Centro de Negócios, que vai mudar radicalmente o perfil de uso de toda a região e reforçar o papel do aeroporto por meio de atividades empresariais e intelectuais.

Gastei mais de duas horas olhando para os templates. Muitos pontos estão claros, enquanto várias dúvidas também surgiram. Coloco aqui alguns pontos para reflexão.

1. Fica esclarecida a questão do sistema de manuseio de bagagem. As sete esteiras inclinadas vão para o desembarque doméstico, enquanto as cinco planas (algumas já instaladas) vão ser dedicadas ao desembarque internacional no local onde hoje funcionam os portões 1 a 4 (acho que nem usam mais essa nomenclatura). Fica a pergunta: essas esteiras dão conta de receber um B777 despejando malas de cerca de 300 passageiros (previsão usando o vôo da AF) ? Tudo bem que não haverá vários vôos internacionais chegando ao mesmo tempo, mas ainda assim fica a dúvida se não haveria um certo subdimensionamento (inclusive do espaço de circulação). Considerando que essa área recebe hoje o desembarque doméstico (vários vôos menores, porém simultâneos), acredita-se que a Inframérica sabe o que está fazendo.

2. Ainda sobre o desembarque internacional, também fica a dúvida se um espaço de cerca de 187 metros quadrados é suficiente para o controle de passaporte de um volume significativo de passageiros chegando ao mesmo tempo. A impressão que fica, pelo desenho, é que pode ficar apertado ... O curioso é que, ao passar pelo controle de passaporte, os passageiros terão de atravessar o free shop para chegar às esteiras ... forte incentivo ao consumo ...

3. Sobre o embarque internacional, fica claro que há dois cenários. O espaço em 2016 será bastante adequado, mas para 2014 a utilização do espaço que hoje é dedicado ao embarque doméstico terá que sofrer adaptações bem pensadas, para acomodar o Raio X e o controle de passaportes de forma a não provocar longas filas.

4. A solução de utilizar o satélite como área internacional em 2014 é bastante coerente. Uma vez que não se espera muitos vôos internacionais ao mesmo tempo o espaço não deverá, em teoria, ficar congestionado. Contudo, fica a dúvida: quando o satélite for demolido, para onde migrará a operação internacional até que o Pier Norte seja concluído ? Adicionalmente, persistirá a dúvida sobre a solução a ser adotada para conectar o Pier Norte ao TPS enquanto o satélite estiver em demolição. Provavelmente uma estrutura provisória terá de ser construída.

5. Foi construído um MOP ao lado do Terminal 2 ... qual sua função exata ?

6. Pistas e taxiways tem previsão de conclusão em 31/12/2013 ... isso inclui as obras de alargamento ? Seria fantástico !!!

Enfim ... são apenas alguns pontos para levantar o debate ... esses renders ainda darão margem para novas análises por muito tempo ...
Reply With Quote
     
     
  #804  
Old Posted Nov 2, 2013, 10:03 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Belas imagens do projeto! Tudo muito bacana!

Só acho que essa área disponibilizada para o tal "Centro de Negócios" deveria ser destinada para a construção de um eventual Terminal 3 do Aeroporto JK. Fora isso, tudo muito bom!
Pelas expansões nesse momento não haverá necessidade do 3o terminal. E se vier a ter a necessidade, o local tem espaço de sobra. Pode usar o local aonde estão os hangaretes, pronto e resolve o problema do 3o terminal, inclusive ficando mais próximo da EPAR.

Mas isso é especulação, pois do lado do Centro de Negócios irá ficar a parte INDUSTRIAL do aeroporto, com empresas de peso como DHL, TNT, FeDex, UPS entre outras, com terminal exclusivo para cargas, inclusive aproveitando a proximidade do próprio centro.

E do outro lado ficará o transporte aéreo de passageiros.
Reply With Quote
     
     
  #805  
Old Posted Nov 2, 2013, 10:13 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Eu creio que eles estão construindo um MOP, pois irão reformar completamente o terminal de perto, não tem como reformar sem perder capacidade operacional.

Com relação ao desembarque internacional não sabemos ao certo como irá ficar, pois por enquanto o aeroporto não irá ter um terminal exclusivo para a área internacional, portanto não sei como irá operacionalizar essa parte.

Essa dúvida todos estamos tendo, como operacionalizar o Píer Norte com o desmonte do Satélite respectivo. Eu creio que por isso eles estão mexendo do outro lado do Píer Norte, mas creio que somente conversando com os engenheiros iremos descobrir esse mistério. Agora tem um porém, as pessoas estão esquecendo que a Inframérica irá antecipar obras de 2016 para agora.

Portanto, o investimento seria menor do que 1 bilhão até 2014. Apesar que o aumento não é muito, mas eu tenho quase certeza, que inclui a totalidade operacional do Píer Norte. Agora é aquele negócio, quando irá inaugurar. Pois se Maio eles entregam parte do Píer Norte. E dependendo das obras do outro lado do Píer Norte, teremos condições de saber se é para 2014 ou 2015.

Pois se deperarmos com a estrutura avançada do Píer Norte perto da comissiaria aérea, então o projeto é para 2014.
Reply With Quote
     
     
  #806  
Old Posted Nov 3, 2013, 1:52 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Muito tem se falado na demolição ou não do satélite norte. Mas surgiu algo que ninguem estava esperando né, o MOP (Prédio da Transbrasil). E pelo que sei, matou-se a charada. Quando o MOP estiver concluído. Todo o trafego do satélite será passado para ele. Portanto o satélite norte irá ao chão e fim de papo. Isso uma conhecida minha que trabalha na Inframérica me contou.

Isso que chamo de antecipação dos investimentos que seriam feitos apenas em 2016. Por contrato eles tem que entregar 15 fingers novos, mas irão entregar bem mais.
Reply With Quote
     
     
  #807  
Old Posted Nov 3, 2013, 12:13 PM
c2500 c2500 is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 374
[QUOTE=claudio.zago;6324566]Caramba pesquisador, de onde você tirou essas imagens? Parabéns e obrigado por ter trazido essas imagens.

Essas fotos fazem parte de um arquivo que foi disponibilizado a todos os usuários no Forum de Aviação Contato Radar.
Reply With Quote
     
     
  #808  
Old Posted Nov 3, 2013, 7:15 PM
HLbsb's Avatar
HLbsb HLbsb is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 402
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Segredo de estado.
Garimpando no outro fórum e trazendo pra cá como furo?! Não precisa disso cara...


O vitor_cd postou isso lá um dia antes de vc aqui e deu o crédito do achado ao AF085 do Contato Radar.

Esse projeto foi apresentado no Senado...
Reply With Quote
     
     
  #809  
Old Posted Nov 3, 2013, 8:49 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Quote:
Originally Posted by HLbsb View Post
Garimpando no outro fórum e trazendo pra cá como furo?! Não precisa disso cara...


O vitor_cd postou isso lá um dia antes de vc aqui e deu o crédito do achado ao AF085 do Contato Radar.

Esse projeto foi apresentado no Senado...
Eu sou membro do forum Radar também. E esse projeto é PÚBLICO nem vou citar de onde tirei as informações, e tenho mais, inclusive da JURONG do novo aerodromo. E outra, quem disse que eu falei que eu falei que era FURO.

Inclusive muitas fotos daqui eu postei lá e o contrário tambem.
Reply With Quote
     
     
  #810  
Old Posted Nov 3, 2013, 8:51 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
[QUOTE=c2500;6325240]
Quote:
Originally Posted by claudio.zago View Post
Caramba pesquisador, de onde você tirou essas imagens? Parabéns e obrigado por ter trazido essas imagens.

Essas fotos fazem parte de um arquivo que foi disponibilizado a todos os usuários no Forum de Aviação Contato Radar.
E eu sou membro do forum de Aviação Contato Radar.
Reply With Quote
     
     
  #811  
Old Posted Nov 3, 2013, 9:12 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
O interessante do Píer Norte é essas informações....

Cobertura metálica (12/12/13)

Esquadrias (27/12/13)
Reply With Quote
     
     
  #812  
Old Posted Nov 3, 2013, 9:21 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Imagens do aeroporto vistos por dentro de uma aeronave da GOL.

Video Link
Reply With Quote
     
     
  #813  
Old Posted Nov 4, 2013, 1:58 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Olha como são as coisas, as imagens que postei aqui em primeira mão do masterplan, surgiram num passe de mágica no outro forum. Ainda bem que nem coloquei a fonte de onde eu tirei. Não é HLbsb...
Reply With Quote
     
     
  #814  
Old Posted Nov 4, 2013, 3:25 AM
claudio.zago claudio.zago is offline
Registered User
 
Join Date: Oct 2013
Location: Brasilia
Posts: 12
Vocês viram? Começaram a demolir o antigo terminal da PanAm no JFK e adivinha, lá também teve gente defendendo a manutenção da estrutura, apesar das constantes reclamações. Já estou imaginando o "chororô" por aqui quando implodirem o maldito satélite.

Vejam a matéria do UOL: http://senhorespassageiros.blogfolha...rk-e-demolido/
Reply With Quote
     
     
  #815  
Old Posted Nov 4, 2013, 3:50 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Isso aí iria fazer o IPHAN americano ter um treco. Graças a DEUS, nem deu tempo de tombarem o aeroporto de Brasília. Agora se fosse projeto do ON ou LC, teríamos de fazer um novo aeroporto em outro local.
Reply With Quote
     
     
  #816  
Old Posted Nov 4, 2013, 4:02 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Recuperando uma conversa entre eu e o AwysBSB no SSC, nos deparamos com um terminal que viria ser modelo para os nossos píers norte e sul. Nossa como 4 anos voaram ...

A troca de pavimento passa a ser uma comodidade quando se torna disponível ao passageiro área de trânsito entre/aos portões sobreposta a área de espera, onde estão os portões e onde é comum haver aglomeração de passageiros. Desta forma, é muito mais fácil para um passageiro transitar (sobre esteira) em direção ao seu portão estando acima deste do que em mesmo nível, por ele não ter seu acesso embaraçado por aqueles que aguardam o embarque ou estão passeando pelas lojas.
Além do T5 (que foi projetado com satélites para atender bem mais que 13 ACFTs estacionadas) de Heathrow, existe o T3 de Beijing, o Suvarnabhumi de Bangkok, este ilustrado abaixo:




E ainda sim, tems os otários, desculpe-me a sinceridade, criticando a o tipo de estrutura metálica a ser utilizada no aeroporto. Quanta burrice. Mas é aquele negócio, notícia ruim dá mais IBOPE do que notícia boa. Por isso que Aglerdo anda mal nas pesquisas.
Reply With Quote
     
     
  #817  
Old Posted Nov 4, 2013, 10:37 AM
HLbsb's Avatar
HLbsb HLbsb is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 402
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Olha como são as coisas, as imagens que postei aqui em primeira mão do masterplan, surgiram num passe de mágica no outro forum. Ainda bem que nem coloquei a fonte de onde eu tirei. Não é HLbsb...
Oi?! A fonte chegou lá antes de chegar aqui, como disse antes!!! Da uma conferida nos posts anteriores que o vitor_cd cita a mesma fonte do CR... As imagens sairam do link dele! Eu não trago nem levo nada...
Reply With Quote
     
     
  #818  
Old Posted Nov 4, 2013, 11:19 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,438
Quote:
Originally Posted by HLbsb View Post
Oi?! A fonte chegou lá antes de chegar aqui, como disse antes!!! Da uma conferida nos posts anteriores que o vitor_cd cita a mesma fonte do CR... As imagens sairam do link dele! Eu não trago nem levo nada...
Nesse momento estou conseguindo novas imagens do masterplan do aeroporto, em breve irei disponibilizar. E claro, sou membro do CR.
Reply With Quote
     
     
  #819  
Old Posted Nov 4, 2013, 2:08 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by HLbsb View Post
Oi?! A fonte chegou lá antes de chegar aqui, como disse antes!!! Da uma conferida nos posts anteriores que o vitor_cd cita a mesma fonte do CR... As imagens sairam do link dele! Eu não trago nem levo nada...
Por mim pode levar e trazer, acho uma infatilidade tão grande essa briguinha entre os foruns, quanto mais a informação circular melhor.
Reply With Quote
     
     
  #820  
Old Posted Nov 4, 2013, 6:54 PM
Felipe Caixeta Felipe Caixeta is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 41
Cada dia as obras vão fluindo com rapidez. Estamos no aguardo por novas imagens pesquisador. Obrigado por compatilhar!
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump


Thread Tools
Display Modes

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 7:30 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.