HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #81  
Old Posted Nov 9, 2014, 2:12 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
Quote:
Originally Posted by Raphael_SBBR View Post
Vamos ser francos, alguém algum dia realmente esperou esse projeto sair do papel?

Eu não espero. Especialmente com o aeroporto de Brasília melhorando.
Eu creio que Rollemberg vai ser esperto e não vai vetar o aeroporto. Enquanto falar que o Aeroporto de Brasília está melhorando????? Aonde???

O aeroporto mesmo com as expansões já está saturado novamente. E não vai ser enchendo de Píers que vai resolver o problema. O problema no aeroporto é gerencial.

Em todos os grandes aeroportos, como de Orlando. Lá o aeroporto beira quase 100 fingers (pontes de embarque), procure em qualquer render ou foto se lá tem estacionamento REMOTO.

Já imaginaram um norte-americano ter que sair de uma aeronave num estacionamento remoto em plena nevasca ou chuva forte? De forma alguma vai ver.

Espero que Rollemberg não engavete o projeto, até mesmo porque, depois das expansões futuras, o aeroporto ACABA e vai precisar de outro. Portanto, uma gigantesca área longe da zonas residenciais, e o local de Planaltina é perfeito.
Reply With Quote
     
     
  #82  
Old Posted Nov 26, 2014, 1:29 PM
sxsp sxsp is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2014
Posts: 297
Quote:
Originally Posted by MAMUTE View Post
Taí a imagem

Imagem: yuriradd

http://www.flickr.com/photos/7702439...in/photostream


é só clicar na imagem com o botão auxiliar e copiar o Url da imagem, dai cole entre [IMG] e [/IMG] pronto

Qualquer coisa só mandar um MP
Desculpe estar voltando a esse assunto, não sei se é contra as regras.

Não posso afirmar de fato o que ocorreu, mas essa região a maior parte das terras são desapropriadas em comum ou particulares. Talvez época faltou dinheiro para as indenizações. Não tenho ideia do custo que isso representava, mas nos dias atuais nessa dimensão seria impossível, mas algo menor pode ser feito, mas o problema está no crescimento da cidade que poderá ocasionar. Considerando os vários interesses já colocados por vocês, o novo rezoneamento da APA do São Bartolomeu (Lei 5344/2014) acabou com essa ideia.
Reply With Quote
     
     
  #83  
Old Posted Nov 26, 2014, 2:22 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by sxsp View Post
Desculpe estar voltando a esse assunto, não sei se é contra as regras.

Não posso afirmar de fato o que ocorreu, mas essa região a maior parte das terras são desapropriadas em comum ou particulares. Talvez época faltou dinheiro para as indenizações. Não tenho ideia do custo que isso representava, mas nos dias atuais nessa dimensão seria impossível, mas algo menor pode ser feito, mas o problema está no crescimento da cidade que poderá ocasionar. Considerando os vários interesses já colocados por vocês, o novo rezoneamento da APA do São Bartolomeu (Lei 5344/2014) acabou com essa ideia.
O que ocorreu? Simples, terra era (e ainda é) a maior moeda de troca do governo, seja criando novos assentamentos, seja permitindo invasões ou sendo conivente com grileiros/cabos eleitorais....

Então quando o governo percebeu que ia inundar milhares de kms de "moeda de troca" eleitoral ele simplesmente engavetou o projeto.
Reply With Quote
     
     
  #84  
Old Posted Nov 26, 2014, 2:46 PM
yuri radd yuri radd is offline
Registered User
 
Join Date: Apr 2013
Posts: 885
Esse projeto chegou a ser anunciado. O governo ia fazer mesmo, mas ai muitas pessoas sonhando com a ideia de ter uma casa na beira de um lago correram pra lá. O tamanho do espelho d'água foi diversas vezes repensado, dado que não parava de chegar gente, até que, por fim, o lago se tornou inviável, e desistiram.

Caso o projeto fosse retomado, haveria um modo de tornar as desapropriações mais em conta:


Remover as casas para outro terreno doado como compensação. Se o GDF tiver um quantidade de terrenos perto do novo lago o suficiente pra reassentar todo esse povo, financeiramente a obra se tornaria viável.

Last edited by yuri radd; Nov 26, 2014 at 2:56 PM.
Reply With Quote
     
     
  #85  
Old Posted Nov 26, 2014, 8:17 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Yuri meu amigo esqueça esse lago, nenhum governo no GDF vai alagar kms de terras dentro do DF. A terra aqui vale muito para esse tipo de coisa.
Reply With Quote
     
     
  #86  
Old Posted Nov 27, 2014, 10:34 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
Isso mesmo Jota, o lago pode até aparecer, mas vai ter um espelho de água 10x inferior. Para se ter idéia, a previsão anterior era que o lago seria maior do que a Bahia da Guanabara. Portanto, já imaginou quanta água teria o lugar. Mas uma coisa é certa.

Se esse lago tivesse saído do papel, os moradores dos lagos Norte e Sul iriam exigir canais exclusivos para navegar do Paranoá para o São Bartolomeu. Pelo menos isso não aconteceu. Se num lago menor acontece cada barbaridade, imagine num gigantesco.
Reply With Quote
     
     
  #87  
Old Posted Nov 27, 2014, 1:16 PM
yuri radd yuri radd is offline
Registered User
 
Join Date: Apr 2013
Posts: 885
Já esqueci Jota. Só viajei um pouco.
É sempre legal imaginar como a cidade ficaria incrível com o novo lago.
Reply With Quote
     
     
  #88  
Old Posted Nov 27, 2014, 2:40 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
Quote:
Originally Posted by yuri radd View Post
Já esqueci Jota. Só viajei um pouco.
É sempre legal imaginar como a cidade ficaria incrível com o novo lago.
Agora esse povo agora chora porque não tem o lago, se vier faltar água terá de tirar de Corumbá isso se os moradores goianos DEIXAREM...
Reply With Quote
     
     
  #89  
Old Posted Nov 27, 2014, 2:54 PM
sxsp sxsp is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2014
Posts: 297
Fiz um mapa como exemplo, adotei a cota 885, se localizaria em boa parte na área rural. Olhei em outro mapa o lado fundiário e maior parte fica em terras da Terracap (este não fiz, só conferi).
Reply With Quote
     
     
  #90  
Old Posted Nov 27, 2014, 2:57 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
Quote:
Originally Posted by sxsp View Post
Fiz um mapa como exemplo, adotei a cota 885, se localizaria em boa parte na área rural. Olhei em outro mapa o lado fundiário e maior parte fica em terras da Terracap (este não fiz, só conferi).
O problema que os mapas da Terracap estão furados, até mesmo do governo federal, falam que tem a posse mas não provam que fizeram as desapropriações. Então fazer o mapa é fácil, eu quero ver é provar quem é dono das terras de fato.
Reply With Quote
     
     
  #91  
Old Posted Nov 27, 2014, 3:49 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,075
Quote:
Originally Posted by sxsp View Post
Fiz um mapa como exemplo, adotei a cota 885, se localizaria em boa parte na área rural. Olhei em outro mapa o lado fundiário e maior parte fica em terras da Terracap (este não fiz, só conferi).
Hoje seria inviável o lago, pela questão das desapropriações Etc... Mas na época podiam ter feito (teriam menos gastos desapropriando terras), e ficaria muito bom, imagine depois de pronto boa parte dos arredores do novo lago com casas tipo as do Park Way e dos Lagos Sul e Norte, claro que respeitando os limites da reserva legal
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #92  
Old Posted Nov 27, 2014, 5:25 PM
yuri radd yuri radd is offline
Registered User
 
Join Date: Apr 2013
Posts: 885
A dinâmica da cidade seria completamente diferente. O Alphaville seria por essas bandas, e a expansão que vemos em direção sudoeste e sul, ocorreria para leste.
Reply With Quote
     
     
  #93  
Old Posted Nov 27, 2014, 8:18 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
Quote:
Originally Posted by yuri radd View Post
A dinâmica da cidade seria completamente diferente. O Alphaville seria por essas bandas, e a expansão que vemos em direção sudoeste e sul, ocorreria para leste.
Não existe dinamica da cidade. Justamente do lado Oeste da cidade veio contrapor o lado leste projetado em sua grande parte por urbanistas e a parte leste, aonde tudo foi crescendo desordenadamente. Tanto que agora tantos os moradores e governo tem um pepinaço.

Como cresceu sem planejamento, não deixaram espaço para serviços públicos como terminais de ônibus, escolas, cemitérios, hospitais, creches, delegacias e até mesmo para mobilidade, o povo dessa região irá sofrer até ambos entrarem em acordo.

Vide o que ocorre no Vicente Pires. O governo até tenta fazer algo, mas tem invasor ops morador que não quer nem fazer o básico, cair fora de área de nascentes e app.
Reply With Quote
     
     
  #94  
Old Posted Nov 27, 2014, 9:21 PM
yuri radd yuri radd is offline
Registered User
 
Join Date: Apr 2013
Posts: 885
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Não existe dinamica da cidade.
Você está certíssimo. Cidades são estáticas.
Reply With Quote
     
     
  #95  
Old Posted Nov 27, 2014, 9:46 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
Quote:
Originally Posted by yuri radd View Post
Você está certíssimo. Cidades são estáticas.
Estamos falando de Brasília, portanto não existe dinamica de cidades. Tanto não existe, que você deveria pegar o PEOT 1977, e vai perceber o que eu estou falando.

Sabia que em 77 já se previa metrô e zona azul em Brasília? Até tentaram implantar estacionamento rotativo na época. E já naquela época o povo já se julgava donos das vagas públicas. Entravam com liminares e mandaram arrancar as cancelas que existiam no setor centrais.

O mesmo aconteceu com o Metrô, aonde a UNB era e continua sendo a principal opositora. Portanto, devemos salientar que existe duas Brasília a planejada, essa que tem demanda e o blablablá de sempre.

E a outra Brasília, aquela que foi criada sem planejamento nenhum. Basta ver Vicente Pires é o exemplo de bairro classe média desorganizado e Sol Nascente, mas de classe baixa, que compartilham do mesmo problema fundiário, social, urbanistico, ambiental, de saneamento, de mobilidade, de educação, de saúde, de emprego e de segurança.

Portanto, no caso de Brasília real, o interesse do governo era criar cidades-satélites melhor, o real termo. Cidade Dormitórios, não tinha nenhum de desenvolver essas cidades, eram apenas depósitos de pessoas e mais nada.
Reply With Quote
     
     
  #96  
Old Posted Nov 28, 2014, 8:34 PM
yuri radd yuri radd is offline
Registered User
 
Join Date: Apr 2013
Posts: 885
Reply With Quote
     
     
  #97  
Old Posted Nov 30, 2014, 1:26 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
As pessoas pensam que cidades PROJETADAS tem dinâmica iguais a cidade ESPOTÂNEAS. Eu acredito que no segundo tipo de cidades a dinâmica se aplica. Agora numa cidade única como Brasília. A dinâmica foi atropelada pelo planejamento. Tanto que se fosse levar pela dinâmica da cidade de Brasília. Os núcleos habitacionais ficariam nas divisas com estado de Goiás e no meio ficaria as zonas rurais e ambientais e somente depois viria a RA 1 ou seja o Plano Piloto.

Mas até nisso tudo mudou. Cito o caso que dizem que a dinâmica de Brasília seria pelo SUL. Mas..... Se criou o Park Way como zona tampão. Portanto nem que vaca tussa, que ali vai ser edificado prédios comerciais, residenciais ou zonas industriais. Sem chance.

Como se diz, os vetores (dinamica) de crescimento de Brasília era pela EPIA no sentido Norte e Sul.
Mas com impedimentos na parte sul (moradores) e com a parte norte (ambiental). Esse vetor ou dinâmica da cidade foi cancelada, e não terá continuidade.

Outro vetor (dinamica) de crescimento de Brasília, seria uma gigantesca zona de crescimento entre Samambaia e Recanto das Emas, essa área fora projetada para receber 2 milhões de habitantes. Mas mesmo com esse crescimento planejado surgiu a Ponte Alta Sul e Ponte Alta Norte. E jogou no lixo o planejamento do lugar. Construiram até em áreas de encosta e matas de galeria.
Reply With Quote
     
     
  #98  
Old Posted Nov 30, 2014, 3:11 AM
yuri radd yuri radd is offline
Registered User
 
Join Date: Apr 2013
Posts: 885
Eu não penso e nem disse isso. E dinâmica, planejada ou espontânea, é dinâmica. E Brasília tem as duas.
Mas pra mim já deu desse assunto. Não vou ficar discutindo coisas óbvias.
Reply With Quote
     
     
  #99  
Old Posted Nov 30, 2014, 7:22 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
Quote:
Originally Posted by yuri radd View Post
Eu não penso e nem disse isso. E dinâmica, planejada ou espontânea, é dinâmica. E Brasília tem as duas.
Mas pra mim já deu desse assunto. Não vou ficar discutindo coisas óbvias.
Sem problemas, eu digo isso, pois acompanho o crescimento ou como você queira a Dinâmica da cidades desde 1977. Nem sempre a dinamica de uma cidade natural é diferente de uma cidade planejada.

Tanto que em nenhum momento, Lucio Costa deixou passar que a cidade fora planejada para 500 mil pessoas. Na verdade a cidade tinha base uma cidade de 500 mil.

Portanto, se tudo que fosse projetado por LC tivesse seguido a risca, no mínimo, Brasília teria 210 mil pessoas. Portanto, quando a cidade chegasse perto dos 500 mil, já se previa as cidades satélites.

Mas isso foi pro brejo. Primeiro não conseguiram acabar com as cidades já existentes em Brasília, como Brazlândia e Planaltina.
Reply With Quote
     
     
  #100  
Old Posted Dec 14, 2014, 8:47 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,322
E o novo aeroporto de Dubai, semelhante em número de Píers do aeroporto de Brasília, enquanto o nosso terá capacidade para 120 milhões de passageiros ano, o de Dubai terá capacidade para 160 milhões em 2030.

Projeto 1

Projeto 2

Apenas não sei qual está valendo, o projeto 1 ou 2? Alguém sabe?
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump


Thread Tools
Display Modes

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 10:32 PM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.