HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #4341  
Old Posted Mar 1, 2019, 10:27 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,076
Ibaneis decide construir mais uma ponte sobre o Lago Paranoá


A obra será feita por licitação dentro de uma PPP. Duas propostas foram apresentadas, e o emedebista escolheu a mais simples

O governador Ibaneis Rocha (MDB) bateu o martelo e decidiu, nesta sexta-feira (1º/3) construir mais uma ponte no Lago Paranoá. A obra será feita por licitação dentro de Parceria Público-Privada (PPP). Segundo o emedebista, o GDF analisou duas propostas e escolheu a mais simples e econômica para o Distrito Federal.

O emedebista, entretanto, não revelou, valores nem detalhes do projeto escolhido. Na segunda-feira (25/2), a construtora JC Gontijo reuniu-se com Ibaneis, no Palácio do Buriti, justamente para apresentar estudo destinado à construção da nova ponte no Lago e, como consequência, a desativação da via sobre a Barragem do Paranoá.

“Recebi um projeto inicial que havia sido apresentado há quatro anos e o governo não deu andamento. O que está acontecendo na barragem hoje era previsível e já poderia ter sido solucionado. Gostei do estudo”, destacou o governador.

De acordo com o chefe do Executivo, uma das propostas apresentadas prevê a construção de ponte estaiada, de custo muito alto. “A outra era mais simples. Vamos economizar recursos e ter a possibilidade de realizá-la de forma mais rápida. Então, fiz a opção por essa mais barata”, revelou Ibaneis.

Conforme o Metrópoles mostrou, o governo recebeu proposta da construtora JC Gontijo. A obra seria realizada em conjunto com uma rodovia ligando o Lago Sul ao Paranoá, por meio de PPP.

Não está claro, ainda, o que a construtora quer como contrapartida. O Metrópoles apurou que o modelo seguiria, em parte, a PPP fechada com o Consórcio Novo Terminal, em 2008. que permitiu a construção da Rodoviária Interestadual de Brasília.

Em troca da obra, no valor de R$ 55 milhões, as empresas Socicam, JC Gontijo e Artec receberam do GDF, além da concessão para explorar comercialmente o terminal por 30 anos, um terreno no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4.

A operação, entretanto, está sob análise do Tribunal de Contas do DF(TCDF), uma vez que um dos sócios da JC Gontijo, o empresário José Celso Valadares Gontijo, é réu no âmbito da Operação Pandora, que investiga pagamento de propina durante a gestão do ex-governador José Roberto Arruda.

O governador contou que alguns aliados perguntaram se ele não iria preferir uma ponte estaiada, que teoricamente seria mais chamativa. “Disse que não. Eu quero resolver o problema do transporte. Acho que isso é mais importante”, destacou.

Segundo Ibaneis, não se pensou, ao longo dos anos, no tráfego de caminhões sobre a Barragem do Paranoá, que agora está proibido. “Não se pensou, também, em todos os moradores da região do Paranoá, Itapoã e dos condomínios que ali passam por muita dificuldade. Então, autorizei a continuidade dos estudos. E espero que no prazo máximo de 90 dias a gente esteja em condições de fazer a licitação”, contou.

De acordo com o governador, existem alguns problemas, como o de algumas invasões no traçado da futura obra, entre o Lago Norte e Paranoá. A Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap) já está autorizada a começar o processo de recuperação desses lotes, pelo caminho da negociação. Mesmo com o modelo de PPP, o governo terá que lançar uma licitação. O emedebista garantiu que em breve irá apresentar os detalhes da obra para a sociedade.

Com a quinta ponte, o GDF poderia desativar o trecho sobre a barragem, onde passam 26 mil veículos por dia, atendendo determinação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).




https://www.metropoles.com/distrito-...o-lago-paranoa
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #4342  
Old Posted Mar 2, 2019, 2:29 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Que confusão louca que a imprensa está fazendo....

Hora fala de uma ponte entre o Lago Norte e Lago Sul.... depois fala do Paranoá ao Lago Sul...

Não tem como fazer apenas a ponte do Lago Norte a Asa Norte.... Tem que fazer do Lago Sul para o Paranoá.... Assim aonde é a Barragem fica fechada definitivamente.

Se fazer do Lago Norte para Asa Norte, o povo terá que dar uma volta gigantesca de quem está no Paranoá para ir a São Sebastião por exemplo...
Reply With Quote
     
     
  #4343  
Old Posted Mar 8, 2019, 1:08 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,076
GDF aposta em parcerias para concluir obras de infraestrutura em andamento


GDF aposta em parcerias para concluir, ainda neste semestre, empreitadas capazes de amenizar os principais problemas viários e de mobilidade na capital federal. O Trevo de Triagem Norte e o viaduto da Galeria dos Estados devem ser entregues até a metade do ano


https://www.correiobraziliense.com.b...em-andam.shtml
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #4344  
Old Posted Mar 8, 2019, 4:47 PM
MikeVonJ's Avatar
MikeVonJ MikeVonJ is offline
Am I bovvered?
 
Join Date: Sep 2011
Location: Brasilia
Posts: 536
Aquelas obras do início da EPTG entre Taguatinga tem anos e até hoje não terminaram. Quando será que o túnel sai, aliás?
Reply With Quote
     
     
  #4345  
Old Posted Mar 8, 2019, 6:29 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,076
Quote:
Originally Posted by MikeVonJ View Post
Aquelas obras do início da EPTG entre Taguatinga tem anos e até hoje não terminaram. Quando será que o túnel sai, aliás?
Tá enrolado na justiça, aí só Deus sabe quando pode sair do papel🤔
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #4346  
Old Posted Mar 9, 2019, 2:01 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Quote:
Originally Posted by MAMUTE View Post
Tá enrolado na justiça, aí só Deus sabe quando pode sair do papel🤔
Parece que em breve teremos novidades do túnel....

Agora lendo um artigo sobre a estação 19 ou Estação do Metrô EPTG, anuncia-se um grande shopping, já não acham que está lotado de shoppings ali naquela localidade......
Reply With Quote
     
     
  #4347  
Old Posted Mar 22, 2019, 12:50 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Viram a matéria que saiu na tv, que a Codeplan, alegou que hoje temos 1.800.000 veiculos (estou arredondando) e que em 2025 teremos 3.600.000.... Olha com todo respeito a Codeplan e seus técnicos, desde quando a frota vai duplicar em menos de 6 anos? Seriam necessários 300 mil emplacamentos por ano. E pior, eles alegam que isso é somado a falta de transporte público e a economia em crescimento. Doideira.
Reply With Quote
     
     
  #4348  
Old Posted Mar 22, 2019, 2:20 PM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 3,105
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Viram a matéria que saiu na tv, que a Codeplan, alegou que hoje temos 1.800.000 veiculos (estou arredondando) e que em 2025 teremos 3.600.000.... Olha com todo respeito a Codeplan e seus técnicos, desde quando a frota vai duplicar em menos de 6 anos? Seriam necessários 300 mil emplacamentos por ano. E pior, eles alegam que isso é somado a falta de transporte público e a economia em crescimento. Doideira.
Também vi e achei um número totalmente fora da realidade, mesmo que a economia venha a ficar muito aquecida, eu não acredito de forma alguma que esse número venha a ser batido em 2025. Forçaram muito a barra.
Reply With Quote
     
     
  #4349  
Old Posted Mar 23, 2019, 2:35 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Quote:
Originally Posted by fabiano View Post
Também vi e achei um número totalmente fora da realidade, mesmo que a economia venha a ficar muito aquecida, eu não acredito de forma alguma que esse número venha a ser batido em 2025. Forçaram muito a barra.
Detalhe, todos os planos desmerecem a região metropolitana em tudo, mobilidade, educação, segurança, saúde, saneamento...

E olha que os dados são apenas do DETRAN/DF nem levaram em consideração os veículos do entorno.
Reply With Quote
     
     
  #4350  
Old Posted Mar 25, 2019, 11:40 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,076
Estradas parques continuam sendo o grande gargalo do trânsito no DF


EPTG, EPNB e Epia são três das vias com maior incidência de congestionamentos no DF, onde metade da população usa carro apara chegar ao trabalho. Elas ligam as cidades ao Plano, onde 41,2% dos trabalhadores brasilienses exercem alguma atividade

Com transporte público ineficiente e uma das maiores frotas de carros do país, o Distrito Federal convive com congestionamentos diários. Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018, divulgada na última semana, indicam que 47,4% da população usa o automóvel para chegar ao trabalho — no estudo anterior, relativo ao biênio 2015-2016, o percentual era de 41,42%. O número de pessoas que recorrem aos ônibus para realizar o deslocamento permaneceu estável: 38%. O trajeto por meio do metrô, única opção sobre trilhos na capital, manteve-se baixo, na faixa dos 3,6%.

Devido ao número de carros nas ruas, em horários de pico, as principais vias de ligação entre as cidades satélites e o Plano Piloto, onde 41,2% dos brasilienses trabalham, ficam abarrotadas. As zonas mais críticas, onde há registro dos maiores engarrafamentos, são: Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrutural, Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), BR-040 e BR-020, localizada na subida do Colorado.


O vendedor Nilton Araújo, 22 anos, enfrenta o tormento diário nas vias da capital. Ele mora próximo à DF-150 e recorre à BR-020 para chegar ao trabalho, na Asa Norte, de segunda-feira a sábado. “Faço o revezamento entre carro e ônibus todas as semanas. Não gosto muito do transporte público, porque não há limite de capacidade máxima, e acabo indo esmagado. Mas, por conta do preço da gasolina, usar apenas o meu automóvel sai muito caro”, conta.

Quando opta pelo ônibus, Nilton perde cerca de duas horas e quarenta minutos nas vias, somadas ida e volta; nos dias em que tira o carro da garagem, o tempo diminui em até uma hora. “Se vou no meu automóvel, saio de casa por volta das 6h, bem antes do que precisaria caso não houvesse trânsito, para evitar o engarrafamento e começar o expediente às 8h. Mas é um tempo que eu poderia usar para outras coisas”, comenta.

As dificuldades crescem para quem trabalha em locais com poucas linhas de ônibus, como Levi Moraes, 29. Morador de Sobradinho I, ele presta serviços no almoxarifado de uma empresa localizada no SAAN. “Além de os ônibus estarem em péssimas condições e serem superlotados, há poucas opções. Conheço apenas uma linha que vai da minha cidade para o setor SIA-SAAN e o tempo de espera é muito grande”, observa.

Por dia, o almoxarife fica na estrada por cerca de três horas. A condução, diz Levi, pesa no bolso e empobrece a qualidade de vida. “Saio de casa às 6h30 para chegar às 8h no trabalho. Ou seja, acordo correndo e acabo ficando estressado desde cedo. Depois de um dia cansativo, demoro mais uma hora e meia para chegar em casa. Isso, além de me desestimular, aumenta meus gastos. Quando ficamos parados em engarrafamentos, o consumo de gasolina aumenta em cerca de 30%”, emendou.
Soluções

Para resolver o trânsito brasiliense, estudiosos são categóricos: é necessário ampliar a oferta do transporte público e melhorá-lo. Intervenções na infraestrutura das vias, como a implementação de faixas reversas e a criação de viadutos, são bem-vindas para amenizar impasses diários, mas não resolvem o problema de forma definitiva.

A fim de desafogar o trânsito na EPTG, principal via de ligação entre as duas cidades mais populosas do DF — Ceilândia, Samambaia e Taguatinga — e o Plano Piloto, o governo inverteu o fluxo das faixas exclusivas para ônibus na última segunda-feira. A alteração ocorre nos horários de pico dos dias úteis — das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45. Para ampliar o atendimento do metrô, que recebe 170 mil pessoas por dia, o GDF antecipou em meia hora a abertura das estações, as quais passam a funcionar, a partir de hoje, das 5h30 às 23h30 entre segunda e sexta-feira.

Além dessas medidas e da conclusão do Trevo de Triagem Norte (TTN), prevista para julho, a Secretaria de Mobilidade não tem planos para melhorar, de pronto, as condições do trânsito nas ruas de Brasília. A médio e longo prazos, a perspectiva é de tirar do papel os estudos e as sugestões de gestões anteriores. Na lista de projetos, está a renovação da frota de ônibus, a construção de um túnel no centro de Taguatinga e a implementação da Via TransBrasília e da Saída Norte.

Secretário de Mobilidade, Valter Casimiro acrescentou que o governo deve lançar, ainda neste ano, a carta consulta do BRT Sudoeste — documento que descreve ações e custos previstos na execução do projeto e as contrapartidas oferecidas pelo Estado. O Expresso sairia do Recanto das Emas, passando pelos Riachos Fundos I e II, e se encontraria com o Eixo Sul. “Estamos finalizando o projeto. As obras, inicialmente orçadas em R$ 700 milhões, começariam em 2021. Quando a documentação estiver pronta, vamos buscar a captação de recursos junto a bancos internacionais”, detalhou.

Para o perímetro entre a BR-020 e a Epia Norte, o plano é implementar o BRT Norte, que deve custar R$ 1 bilhão. “Além disso, pedi um estudo sobre o valor da criação de faixas exclusivas na BR. É uma obra simples, que exige, basicamente, o nivelamento do acostamento”, complementou Casimiro.






https://www.correiobraziliense.com.b...to-no-df.shtml
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote
     
     
  #4351  
Old Posted Mar 25, 2019, 12:39 PM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 3,105
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Detalhe, todos os planos desmerecem a região metropolitana em tudo, mobilidade, educação, segurança, saúde, saneamento...

E olha que os dados são apenas do DETRAN/DF nem levaram em consideração os veículos do entorno.
Pois é... Acho que todo tipo de estatística deve levar em consideração a região metropolitana de Brasília. Não adianta colocar venda nos olhos e fingir que essa região não existe. Não só existem, mas, existem em função de Brasília (em sua maioria, é claro).
Reply With Quote
     
     
  #4352  
Old Posted Mar 27, 2019, 12:35 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Eu falei que isso de parcelar dívidas com cartão de crédito seria uma roubada.

O povo vou parcelar, crentes que era um parcelamento distrital, mas na realidade é um parcelamento de empresas cadastradas no DETRAN autorizadas pelo CONATRAM. Resultado, tem gente se assustando com os valores cobrados.

Ninguém faz nada de graça... Resultado, melhor parcelar no boleto e claro pagar em dia, do que se sujeitar as taxas dos cartões.
Reply With Quote
     
     
  #4353  
Old Posted Mar 27, 2019, 2:34 AM
MikeVonJ's Avatar
MikeVonJ MikeVonJ is offline
Am I bovvered?
 
Join Date: Sep 2011
Location: Brasilia
Posts: 536
Quote:
Originally Posted by MAMUTE View Post
[B][FONT="Arial Black"]Na lista de projetos, está a renovação da frota de ônibus, a construção de um túnel no centro de Taguatinga e a implementação da Via TransBrasília e da Saída Norte.
Essa via transbrasilia é a interbairros?
Reply With Quote
     
     
  #4354  
Old Posted Mar 27, 2019, 3:02 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Quote:
Originally Posted by MikeVonJ View Post
Essa via transbrasilia é a interbairros?
Isso mesmo. É a Transbrasília, e fiquei sabendo que mudou novamente o nome.

Será Estrada Parque Alguma Coisa...
Reply With Quote
     
     
  #4355  
Old Posted Mar 27, 2019, 8:42 AM
kaomidev's Avatar
kaomidev kaomidev is offline
José Rodrigo
 
Join Date: Mar 2019
Location: Brasilia
Posts: 91
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Isso mesmo. É a Transbrasília, e fiquei sabendo que mudou novamente o nome.

Será Estrada Parque Alguma Coisa...
Última vez que vi, era Via das Cidades.
__________________
===== If you can dream it, you can do it =====
Reply With Quote
     
     
  #4356  
Old Posted Mar 28, 2019, 12:52 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,324
Quote:
Originally Posted by kaomidev View Post
Última vez que vi, era Via das Cidades.
Agora devemos esperar como será a configuração da via, pois já mudaram n vezes o projeto.

Do Jaime Lerner eu acho que escreve assim, já era previsto uma linha de VLT ligando Samambaia até o Terminal Sul do Metrô na Asa Sul.

Em termos até faria sentido, mas pensando bem, para quê fazer esse VLT, se o Metrô terá conexão com o VLT para acessar a avenida W3 (Norte/Sul).... Então a pista seria apenas faixas de rolamento sem o VLT.
Reply With Quote
     
     
  #4357  
Old Posted Mar 29, 2019, 9:42 AM
kaomidev's Avatar
kaomidev kaomidev is offline
José Rodrigo
 
Join Date: Mar 2019
Location: Brasilia
Posts: 91
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Agora devemos esperar como será a configuração da via, pois já mudaram n vezes o projeto.

Do Jaime Lerner eu acho que escreve assim, já era previsto uma linha de VLT ligando Samambaia até o Terminal Sul do Metrô na Asa Sul.

Em termos até faria sentido, mas pensando bem, para quê fazer esse VLT, se o Metrô terá conexão com o VLT para acessar a avenida W3 (Norte/Sul).... Então a pista seria apenas faixas de rolamento sem o VLT.
Eu quero é que a via saia logo. A EPNB tá um caus.
__________________
===== If you can dream it, you can do it =====
Reply With Quote
     
     
  #4358  
Old Posted Mar 29, 2019, 2:58 PM
MikeVonJ's Avatar
MikeVonJ MikeVonJ is offline
Am I bovvered?
 
Join Date: Sep 2011
Location: Brasilia
Posts: 536
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Isso mesmo. É a Transbrasília, e fiquei sabendo que mudou novamente o nome.

Será Estrada Parque Alguma Coisa...
Faz mais sentido
Reply With Quote
     
     
  #4359  
Old Posted Mar 29, 2019, 2:59 PM
MikeVonJ's Avatar
MikeVonJ MikeVonJ is offline
Am I bovvered?
 
Join Date: Sep 2011
Location: Brasilia
Posts: 536
Quote:
Originally Posted by kaomidev View Post
Eu quero é que a via saia logo. A EPNB tá um caus.
Vai ajudar tanto a EPNB quanto a EPTG.
Reply With Quote
     
     
  #4360  
Old Posted Mar 29, 2019, 11:00 PM
DavidRPM's Avatar
DavidRPM DavidRPM is offline
Registered User
 
Join Date: Dec 2011
Posts: 180
Quote:
Originally Posted by MikeVonJ View Post
Faz mais sentido
Eu acho que não, todas as Estradas Parques segregam a cidade, essa nova via deveria ter um modelo diferente para integrar Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Guará e Asa Sul.
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump


Thread Tools
Display Modes

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 5:14 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.