View Single Post
  #4974  
Old Posted Sep 29, 2020, 11:43 PM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 3,111
Quote:
Originally Posted by MattBuchanan View Post
Assim como o Fabiano, tenho muitas ressalvas quando se trata do BRT Sul e também dos outros BRT's propostos aqui pra Brasília. Minha mera opinião: Acho que o único BRT sensato aqui seria o da Linha Verde (EPTG), talvez o da EPNB e só. Brasília é um caso sui generis se tratando de Brasil, além de ainda termos amplos vazios urbanos temos grandes zonas de baixa densidade, que se estendem por quilômetros a fio, talvez isso mude, mas somente a longo prazo e mesmo assim nada como São Paulo ou Curitiba.

Um BRT completo, apesar de ser mais econômico que um Metrô pesado ou leve, é uma estrutura cara que depende de muito investimento com implantação e manutenção, além do impacto urbano que o BRT causa (Estruturas pesadas e segregação no tecido urbano) para ônibus "fingirem" que são metrô. Claro que um BRT pode ser bom para várias situações, mas não acredito que seja o caso daqui de Brasília.

O BRT Sul mesmo como exemplo: Estações pesadas, caras, ao longo do Park Way (???) região que tem densidade quase rural e sendo muito franco, isso não mudará nem nos nossos mais profundos sonhos. Caso do futuro BRT Norte também, muito vazio urbano e baixa densidade ao redor. Aqui no lado Leste, idem. Brasília é assim, achemos bom ou não.

Se for construir um BRT completo para o grosso da demanda ser expressa pro Centro não compensa de jeito nenhum. Uma rede conectada de corredores de concreto nas Estradas Parque e grandes avenidas de todo o DF aliadas a um planejamento DECENTE de origem e destino (linhas expressas ou rápidas para os terminais do Plano) racionalizando as linhas com material rodante adequado (Piso Baixo nos ônibus dos corredores, Ar Condicionado e afins) já resolveríamos uma grande parte dos problemas de mobilidade na cidade e de bônus atrairia mais clientes para o transporte coletivo. Acho que o conceito de BHLS cairia bem aqui.

Mas os projetos do GDF são de BRT's, enfim... (Minha opinião) Desperdício de dinheiro público.

Quanto ao Metrô, dando uma olhada nos relatórios para concessão, os planos são para torná-lo de fato tronco-alimentador o que é excelente! O sistema de ônibus tem que saber que o Metrô existe e vice e versa, várias linhas de ônibus serão seccionadas nas estações do Metrô. Acho que as estações ao longo da Asa Sul (e as futuras da Asa Norte) são importantes, para integração do Plano Piloto e de acordo com os dados do Metrô elas têm um carregamento significativo.
Exatamente, concordo. Essas 5 estações do Park Way, são as coisas mais sem noção do BRT Sul (com exceção da Estação Parkway). Dá para contar nos dedos de uma mão as vezes que alguém embarcou ou desembarcou em alguma delas. Pra piorar, faltam ainda 3 estações a serem construídas no local.

Devido à densidade muito baixa, bastava a Estação Parkway (Floricultura) e talvez a Estação Catetinho, para servir de ponto de integração, como já acontece. Existem micro-ônibus que param na estação e percorrem todo o Park Way.

E você tocou justamente no ponto principal, Brasília não é como São Paulo ou Curitiba, sendo vários núcleos urbanos dependentes do núcleo central, o que exige transporte rápido de forma expressa, para acesso rápido à area central.

A ideia do BHLS faz todo sentido e poderia muito bem ser implantado por diversos locais do DF, inclusive sempre achei que o ônibus deveria ter prioridade quase máxima sobre os demais veículos em circulação (opinião minha, é claro, sei que é meio radical).
Reply With Quote