View Single Post
  #42  
Old Posted Nov 3, 2014, 9:56 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,090
Entorno DF: Financiamento da expansão do Expresso DF Sul até Luziânia já está aprovado


O Expresso DF Sul é o meio mais rápido de mobilidade existente em Brasília. Confortável e seguro, facilita a vida dos cidadãos locais. Por conta desta agilidade, o senador Gim Argello conseguiu um financiamento junto a BNDES para que o BRT de Brasília seja estendido até Luziânia. "Eu já arrumei o financiamento do BNDES para a empresa ganhadora, para que o BRT chegue até Luziânia. O BRT em Santa Maria vai continuar com um ramal para Valparaíso e uma escama, esse braço que é chamado de escama, para a Cidade Ocidental e Novo Gama", garante o senador.

A dificuldade encontrada pelos moradores dessas regiões devido à desigualdade do transporte público preocupa Gim. "Eu não acho justo! Quando você entra para Santa Maria na DF-290, que de um lado é Goiás e do outro Brasília, a pessoa do lado do DF entra no BRT com ar-condicionado e tarifa mais barata e chega em Brasília em 40 minutos. E quem entra de frente, no Novo Gama, demora mais de 2h e a passagem é mais cara", afirma o senador.

Hoje o BRT atende cerca de 270 mil pessoas nas cidades de Gama, Santa Maria e Park Way. De acordo com o senador, o trajeto destas cidades até o Plano era feito em 2h, mas atualmente a pessoa gasta até 40 minutos na viagem. O Eixo Sul conta com 43 km de corredor exclusivo de pavimento rígido de concreto feito para a circulação dos ônibus articulados do BRT, que são equipados com ar-condicionado e totalmente acessíveis à pessoas com deficiência.

Em entrevista ao DMBrasília & Região Metropolitana, o senador Gim Argello se mostrou indignado porque o local é divisa entre os estados. "Se eu fosse morador ou se minha família fosse moradora de Novo Gama ou Valparaíso, eu 'botava fogo' no BRT. É gente igual, não tem diferença. Todo mundo esquece que na constituinte é constitucional, é dever do Estado garantir saúde, segurança e transporte público de qualidade. Por isso que eu consegui o financiamento do BNDES e consegui a licitação com esse argumento", pondera Gim Argello.




Fonte: DMBrasília & Região Metropolitana

http://onibusrmtca.blogspot.com.br/2...ao-do.html?m=1
__________________
Concordou? Comente! Gostou? Comente! Discordou? Comente! Deixe sua Opinião!

Cadastre-se e Comente!
Reply With Quote