Quote:
Originally Posted by Agarwaen
O que eu queria dizer é que como o sistema basicamente liga a periferia da metrópole ao centro, uma extensão para a Asa norte funcionaria como outra linha e uma linha que estaria longe de ser saturada. Já a outra direção (a linha atual para a Asa Sul e além) eu concordo que já está no limite, embora talvez ainda dê para melhorar a frequência das viagens colocando mais trems?
|
Eu falo que estaria saturado pois por exemplo, tem muita gente que mora na Ceilandia, Taguatinga, Samambaia e Aguas Claras mais em vez de estudar na UNB da Ceilândia estudam na UNB da Asa Norte.
Portanto o fluxo continua até a rodoviária e de lá eles pegam ônibus para UNB. Seria interessante ter metrô na parte noite, desde que..... ADENSE a área ou se crie pólos de comércio e serviços lá. Mas pelo que se vê isso não vai acontecer tão cedo. Portanto colocar metrô numa área puramente RESIDENCIAL é desperdiço de dinheiro.
Igual querer ligar Santa Maria e Gama com o Plano Piloto com Metrô. O metrô iria ter alta ocupação no trecho urbano do Gama e Santa Maria, e quando entrasse no Park Way não teria renovação de passageiros. E olha é só contar quantos quilometros de vazio urbano que existe ali.
Agora se em cada estação fosse instalado serviços e comércio, pode se conceber o metrô ali.

Agora colocar um trem ligando a Rodoferroviária no sentido norte (Sobradinho, Planaltina DF, Planaltina GO e Formosa) e no sentido oeste (Aguas Lindas, Ceilandia, Taguatinga Norte, Estrutural, Vicente Pires e SIA), aí teríamos um grande ganho.
Pois somente temos o grosso do movimento na hora do rush. Portanto portanto trens nessas localidades resolveria o problema. Agora acho desperdiço colocar metrô para ficar grande parte do dia as traças. Gastando energia eletrica, água, e funcionários. Só ver as estações do metrô no Plano Piloto fora da área do rush.
Nem parecem que tem metrô. rs