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View Full Version : (DF) Brasília | Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek


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pesquisadorbrazil
Sep 18, 2011, 9:39 PM
Aeroporto Internacional de Brasília
Aeroporto Internacional de Juscelino Kubitschek

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/brasilia-2.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/brasilia-3.jpg

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http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/brasilia-22.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/brasilia-1.jpg

IATA Code
BSB

ICAO Code
SBBR

City
Brasilia

Country
Brazil

Runways

Runways
3300m x 45m
3200m x 45m

Airlines serving this airport
American Airlines
Azul
Copa
Delta Air Lines
Gol
Lan Airlines
Oceanair
Passaredo
PLUNA
TACA
TAM Linhas Aereas
TAP Portugal
TRIP Linhas Aereas
Webjet

Airlines serving this airport via codeshare
Air Canada
Air France
Continental Airlines
Iberia
KLM Royal Dutch Airlines
Lufthansa
Qatar Airways
SWISS
United Airlines
US Airways

Brasilia

Brasilia International Airport international vs domestic capacity (seats)
share (01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/bsb1.jpg
Note: virtually 100% domestic services at the national capital’s main airport

Brasilia International Airport capacity (seats to/from, per week) by carrier
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/bsb2.jpg

Brasilia International Airport international capacity (seats) by region
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/bsb3.jpg

Brasilia International Airport capacity (seats) share by carrier type
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/bsb4.jpg

Brasilia International Airport capacity (seats) share by alliance
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/bsb5.jpg

pesquisadorbrazil
Sep 18, 2011, 9:43 PM
Nossa o aeroporto vai ficar bem mais funcional do que o atual, pode perder na estética, mas ganha na funcionalidade e acessibilidade. Apesar que o aeroporto de Tampa na Florida, transporta praticamente o mesmo tanto de paxs de Brasília e ter 90 fingers. Quando inaugurar todas as reformas e expansões de Brasília, não vai ter sequer 46 fingers, praticamente metade de Tampa. Um absurdo, então o povo vai continuar estacionando em vagas remotas e os bus transportando para o terminal. Vergonhoso isso.

MAMUTE
Sep 19, 2011, 1:59 AM
^^Realmente ficará muito bom, mas claro que podiam aumentar o numero de fingers, pois em pouco tempo estrará obsoleto e necessitará de uma nova ampliação...

pesquisadorbrazil
Sep 19, 2011, 3:16 AM
E aí MAMUTE, espalhe, que o projeto do novo aeroporto está aqui.

MAMUTE
Sep 19, 2011, 11:46 AM
:previous:Já estou divulgando, pode ficar tranquilo:tup:

Fullgencio
Sep 19, 2011, 12:03 PM
Muito show. Vai ficar bom mesmo.

pesquisadorbrazil
Sep 19, 2011, 4:53 PM
Muito show. Vai ficar bom mesmo.

Mas nesse espaço não está incluidas as novidades, que eu breve irei postar.

emblazius
Sep 19, 2011, 11:37 PM
Show de bola!!! Imagine esse render com o VLT ou outro com o onibus executivo!!!

pesquisadorbrazil
Sep 20, 2011, 9:13 AM
Show de bola!!! Imagine esse render com o VLT ou outro com o onibus executivo!!!

Emblazius, o VLT na região vai ser subterraneo conforme imagens mostradas.:cheers:

Espartano_bsb
Sep 20, 2011, 11:24 AM
Não entendi algumas perspectivas, como a primeira postada! O que seria esse espaço?

pesquisadorbrazil
Sep 20, 2011, 12:21 PM
Não entendi algumas perspectivas, como a primeira postada! O que seria esse espaço?

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/brasilia-1.jpg

Esse espaço seria a visão que se teria do mezanino do atual terminal de passageiros com o edificio garagem no local do atual estacionamento rotativo.

emblazius
Sep 20, 2011, 8:13 PM
Sumiu!!!:whip:

pesquisadorbrazil
Sep 20, 2011, 8:38 PM
Sumiu!!!:whip:

Como assim eu sumi..... estava sem internet, agora voltei.....:cool:

HLbsb
Sep 21, 2011, 1:22 AM
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/brasilia-1.jpg

Esse espaço seria a visão que se teria do mezanino do atual terminal de passageiros com o edificio garagem no local do atual estacionamento rotativo.

Dá pra notar a estação do VLT subterrâneo aí também. Tinha gente esperando mais do projeto, mas eu já me imaginei caminhando nesses espaços. Vai melhorar demais, ficar muito mais aconchegante. Eu gostei! Só faltou mesmo maior quantidade de fingers...

pesquisadorbrazil
Sep 21, 2011, 7:46 AM
Dá pra notar a estação do VLT subterrâneo aí também. Tinha gente esperando mais do projeto, mas eu já me imaginei caminhando nesses espaços. Vai melhorar demais, ficar muito mais aconchegante. Eu gostei! Só faltou mesmo maior quantidade de fingers...

Também senti falta de fingers, e como eu falei, serão 46 no total, fora as áreas remotas na quantidade de 44, totalizando, 90 espaços para aeronaves. Número igual ao do aeroporto internacional de TAMPA.

Mas com um pequeno detalhe, TAMPA, tem 90 fingers e nenhuma área de estacionamento remoto. Apesar que esse projeto apresentado é da INFRAERO, com certeza poderá sofrer alterações devido a privatização do aeroporto.

Espartano_bsb
Sep 21, 2011, 9:57 AM
Tudo muito bonito e tal, mas quero ver quando esse lenga lenga vai sair do papel! No final da contas o técnico do IPEA estava CERTISSIMO na sua previsão!

pesquisadorbrazil
Sep 21, 2011, 2:41 PM
Tudo muito bonito e tal, mas quero ver quando esse lenga lenga vai sair do papel! No final da contas o técnico do IPEA estava CERTISSIMO na sua previsão!

Eu acho que o aeroporto de Brasília é o menos problemático, se reparar que o terminal é bem simples, e não é um terminal lacrado que nem o de Guarulhos.

MAMUTE
Sep 22, 2011, 2:11 AM
Infraero terá poder de veto em aeroportos privatizados

A Infraero terá poder de veto nas decisões que serão tomadas pelas companhias a serem formadas na privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. O ministro da secretária de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a estatal terá a palavra final nas questões que forem consideradas pelo governo como "relevantes e estratégicas".

Empresas interessadas já demonstraram preocupação com essa perspectiva, pois a Infraero terá participação minoritária nos consórcios. O poder de veto é uma das principais definições do modelo de licitação, que deverá ser encaminhado ainda esta semana ao Tribunal de Contas da União (TCU).


Pelas regras conhecidas até o momento, a Infraero terá até 49% da participação na empresa que vai administrar os aeroportos após a transferência do negócio à iniciativa privada. Além disso, o governo pretende utilizar o dinheiro da concessão desses aeroportos lucrativos para financiar os regionais, que normalmente são deficitários.


O leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília está marcado para o dia 22 de dezembro. Para que consiga realizar a concessão, o edital deve ser publicado ainda em outubro. Se o cronograma não for alterado, a ideia do governo é que esses três aeroportos sejam repassados para a nova administração em fevereiro.


Segundo a analista de aviação civil da SLW Corretora, Rosangela Ribeiro, o poder de veto concedido à Infraero pode causar vários questionamentos das empresas interessadas, o que pode obrigar o governo federal a ter de adiar a data da concessão. Isso já ocorreu antes. O excesso de dúvidas de empresas no edital de licitação fez com que a data do leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, fosse alterada.








http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=365806

pesquisadorbrazil
Sep 22, 2011, 10:27 AM
Com certeza a INFRAERO vai querer ter as rédeas dos terminais, mas isso poderá afugentar os investidores. Poderá ser um tiro no pé na pretensão da INFRAERO colocar os terminais reformados e com as devidas expansões até a copa. Uma pena.

Felipe Caixeta
Sep 22, 2011, 10:52 PM
Pesquisador,

Você tem notícias sobre os equipamentos de auxílio à navegação do aeródromo....ALS das pistas novas, balizamento, luzes centrais de eixo na rwy..sei que o ILS CATII da 11R ja ta ativo e nesse ultimo mês liberaram um ILS CAT I para a 29L...e Agora brasília opera ILS nas 4 cabeceiras..

E quanto a aquela antiga conversa de aumentarem o tamanho das pistas?

Arquivista
Sep 23, 2011, 12:44 PM
Show de Bola !!! Espero que a empresa que for administrar já toque essa obra pra ficar pronta pra Copa. Se a que assumiu o do RN, que não tem nada construído, disse que entrega antes, o nosso com algumas vias de fato já construídas conseguiremos tb

pesquisadorbrazil
Sep 23, 2011, 2:43 PM
Show de Bola !!! Espero que a empresa que for administrar já toque essa obra pra ficar pronta pra Copa. Se a que assumiu o do RN, que não tem nada construído, disse que entrega antes, o nosso com algumas vias de fato já construídas conseguiremos tb

Torcemos para que seja a FRANKPORT, empresa alemã.:notacrook:

MAMUTE
Sep 23, 2011, 3:58 PM
Taxistas lotados no aeroporto têm até novembro para deixarem o local



Novembro foi o prazo máximo dado pela Infraero para que os taxistas lotados, há 23 anos, no Aeroporto Juscelino Kubitschek deixem o local. A Empresa ganhou na Justiça a reintegração de posse e já tem a permissão do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para a obra do novo estacionamento.



A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente ainda deve fazer um estudo para verificar os possíveis danos ambientais do parcelamento de terra do Setor de Áreas Especiais Aeroporto, região onde será construído o novo espaço, que fica há dois quilômetros do aeroporto.



Os taxistas contam atualmente com estrutura de restaurante, academia e até assistência à saúde no terreno da Infraero. No novo local, eles devem dispor de um espaço coberto, com banheiros e área para descanso. Nenhum comércio poderá funcionar no local.



O secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vazquez, afirmou que a área mais próxima ao aeroporto e com espaço superior a 20 mil metros quadrados, que poderia atender aos taxistas, foi a escolhida. “Nós vamos tomar todos os cuidados ambientais que o caso requer”, disse.



Os moradores do Park Way querem que no Setor de Áreas Especiais Aeroporto seja criado um parque ecológico. Eles organizaram um abaixo-assinado, com mais de mil assinaturas.



“Essa área é responsável pela captação de um terço das águas do Rio Paranoá. Nós queremos preservar o meio ambiente, a área verde e nossa qualidade de vida”, afirmou a moradora Flávia Ribeiro.



Os taxistas também reclamam da mudança. Eles afirmam que a estrutura do novo local não será como a de antes. “Vai ser ruim para a gente. Aqui já temos nosso local todo formado. Lá vai começar tudo de novo”, disse o taxista Antônio Duarte.







http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=366131

pesquisadorbrazil
Sep 23, 2011, 6:31 PM
O GDF não deveria gastar dinheiro público com algo PRIVADO, e pior, esses taxistas não tem direito a nada, ainda mais que o aeroporto vai ser PRIVATIZADO, vai que o futuro dono tire eles de lá. E aí quero ver os taxistas reclamarem. Já estão usando dinheiro público. Anda sobrando dinheiro publico para os taxistas e faltando para os hospitais, escolas e delegacias.

pesquisadorbrazil
Oct 1, 2011, 7:25 AM
Brasilia

Brasilia International Airport international vs domestic capacity (seats)
share (01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/bsb1.jpg
Note: virtually 100% domestic services at the national capital’s main airport

Brasilia International Airport capacity (seats to/from, per week) by carrier
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/bsb2.jpg

Brasilia International Airport international capacity (seats) by region
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
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Brasilia International Airport capacity (seats) share by carrier type
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
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Brasilia International Airport capacity (seats) share by alliance
(01-Aug-2011 to 07-Aug-2011)
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pesquisadorbrazil
Oct 3, 2011, 1:47 AM
Eu fiz um levantamento em impreciso com relação ao crescimento do aeroporto de Brasília para os próximos 50 anos...

Realista crescimento de ordem de 2.600.000 paxs (aa)
2016 - 29.000.000
2021 - 42.000.000
2026 - 55.000.000
2031 - 68.000.000
2036 - 81.000.000
2041 - 94.000.000
2046 - 107.000.000
2051 - 120.000.000
2056 - 133.000.000
2061 -

Otimista crescimento de ordem de 3.200.000 paxs (aa)
2016 - 32.000.000
2021 - 48.000.000
2026 - 64.000.000
2031 - 80.000.000
2036 - 96.000.000
2041 - 112.000.000
2046 - 128.000.000
2051 - 144.000.000
2056 - 160.000.000
2061 - 176.000.000

Portanto, pelos calculos que possuo, o sitio aeroportuário de Brasília tem capacidade operacional de receber aproximadamente 56 milhões de paxs. Então por volta de 2026 o aeroporto não teria mais condições de receber mais paxs. Não seria problemas dos terminais existentes e futuros, mas a capacidade operacional de ambas as pistas, nesse horizonte, seria necessário a construção de uma 3 pista.

MAMUTE
Oct 3, 2011, 2:05 AM
:previous:Mas com a possível construção do segundo aeroporto de Brasília e a utilização do mesmo para voos internacionais, isso não contribuiria para a mudança desse cenário???

MAMUTE
Oct 7, 2011, 12:59 PM
Aguem já viu essa proposta para o aeroporto de Brasília.


http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2010/09/infraero_jk.jpg


não sei se já foi postado, por isso vou postar...

HLbsb
Oct 7, 2011, 1:11 PM
:previous:

Mas esse projeto e do Sérgio Parada não é? Demoraram tanto a construir que perdeu a funcionalidade, apesar de ser visualmente bem interessante. Fica na memória de projetos não construídos...

Maths2
Oct 15, 2011, 12:38 AM
Imagem que estava no g1 em reportagem falando sobre ampliação dos aeroportos que serão concedidos

http://i846.photobucket.com/albums/ab30/crashinho18/brasilia-1.jpg
Imagem atual do aeroporto de Brasília (Foto: Reprodução/Secretaria de Aviação Civil)

http://i846.photobucket.com/albums/ab30/crashinho18/brasilia-2.jpg
Investimentos no aeroporto de Brasília deverão ampliar terminal de passageiros, pátio de aeronaves e estacionamento. (Foto: Reprodução/Secretaria de Aviação Civil)

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/10/veja-como-devem-ficar-os-aeroportos-que-serao-concedidos.html

:0 Será que até 2050 fica pronto isso tudo ou com essa concessão processo agilisa mais e sai tudo até 2016/2020?

Maths2
Oct 15, 2011, 12:39 AM
Aqui a reportagem que me levou encontrar as fotos

Concessionárias terão que investir R$ 4,2 bi em aeroportos até a Copa

Até o final dos períodos de concessão, investimentos chegam a R$ 17,8 bi. Valor vai ser aplicado nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.

As empresas que vencerem os leilões de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão obrigadas a fazer investimentos iniciais, que somam cerca de R$ 4,2 bilhões, para atender aos passageiros que vão acompanhar no país a Copa de 2014. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (13) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).
Esse valor inicial corresponde a 23,6% dos cerca de R$ 17,8 bilhões de investimentos em infraestrutura nova previstos para os três aeroportos durante todo o período de concessão (20 anos em Guarulhos, 25 em Brasília e 30 em Viracopos). O valor total dos investimentos havia sido apresentado mais cedo, quando a SAC entregou ao ribunal de Contas da União (TCU) os estudos técnicos, econômicos e financeiros para a concessão dos três aeroportos.
As obras iniciais terão que ficar prontas até o final de 2013, de acordo com a SAC. Só depois da análise do TCU é que o edital de concessão poderá ser publicado. Os valores não incluem gastos com manutenção e a operação dos aeroportos.

Entre os investimentos iniciais a que as concessionárias estarão obrigadas estão a construção do terceiro terminal de passageiros e um pátio com capacidade para 32 aeronaves no aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

No aeroporto de Viracopos (Campinas), a vencedora do leilão terá que ampliar o terminal, que vai ganhar capacidade para mais 1.550 passageiros internacionais em desembarque e outros 1.500 em embarque nos horários de pico, além de um pátio para 35 aviões.

Já no aeroporto de Brasília, a empresa será responsável pela obra de ampliação do terminal para que absorva mil novos passageiros internacionais em desembarque, além de outros 1.200 embarcando em hora de pico. Também terá que construir novo pátio com espaço para 24 aeronaves.

Multa

De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação (Anac), Marcelo Guaranys, o contrato prevê multa de cerca de R$ 150 milhões caso as concessionárias não cumpram, dentro do prazo, os investimentos iniciais obrigatórios nos três aeroportos.
Para forçar as empresas a cumprir os investimentos em ampliação e melhoria durante o prazo de concessão, os contratos vão prever, além de multas, a possibilidade de o governo reter receita das concessionárias e também, em último caso, a caducidade do negócio.

Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/10/concessionarias-vao-ter-que-investir-r-42-bi-em-aeroportos-para-copa.html

Espartano_bsb
Oct 15, 2011, 3:34 PM
Só falta não aparecer empresas interessadas! Vai ser um mico daqueles para o governo Dilma!

pesquisadorbrazil
Oct 15, 2011, 5:57 PM
Só falta não aparecer empresas interessadas! Vai ser um mico daqueles para o governo Dilma!

Pode nem existir empresas, mas agora finalmente o aeroporto JK tem seu plano diretor. E como eu previa, vão ocupar todas as áreas ao redor do anel viário.

E o projeto pode mudar ainda mais com a transferência dos hangaretes para a cidade aeroportuária num futuro próximo.:whip:

emblazius
Oct 16, 2011, 2:50 PM
:previous:Ainda mais com a noticia da foxcomm na cidade digital. Isso acredito que acelere o compromisso de agilIzar o segundo aeroporto.:tup:

M.K.
Oct 16, 2011, 4:55 PM
Aguem já viu essa proposta para o aeroporto de Brasília.


http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2010/09/infraero_jk.jpg


não sei se já foi postado, por isso vou postar...

Sim, trabalhamos com projeto de controles desta ampliacao em 1994 para a empresa Honeywell. Por motivos políticos só 1/4 disso foi realizado pela empresa Johnson Controls. Afinal fica em Brasilia e depende de 'presentes' a chefes da Infraero. Infelizmente só ficou por fazer. Mas era para em 2000 estar todo pronto assim. Trabalhamos na arquitetura digital das instalacoes com tudo automatizado. Pena que projetos assim só em outros continentes fora da américa latina que se realiza rapidamente. Ainda tenho em algum lugar a vista de planta disso, que parece 2 peitos de uma mulher... Espero que o novo projeto se realize sem chanchavos de grana com políticos e bem rapidamente com qualidade e ainda prevendo gates e fingers para o A380. Afinal estive em Dubai recentemente e me maravilhei com o aeroporto mais belo do mundo que já vi. Tirando esse, o de Munique é muito bom. Lamentavelmente o aeroporto da capital brasileira nao está em nivel comparativo, mesmo tendo uma populacao semelhante às cidades mencionadas. Torco que saia, mas nao por razoes futebol.

MAMUTE
Oct 16, 2011, 8:53 PM
:previous:E voçê M.K. sabe algo do segundo Aeroporto de Brasília, já que pelo jeito voçê trabalha no ramo de projetos e expansões de aeroportos, o projeto da cidade Aeroportuaria e Aeroporto vai ser de autoria da empresa, Newmark Knight Frank, projetado para ser construido na RA de Planaltina DF.

Se voçê souber algo e quiser compartilhar conosco, estamos aí:notacrook:

pesquisadorbrazil
Oct 17, 2011, 11:20 AM
Sim, trabalhamos com projeto de controles desta ampliacao em 1994 para a empresa Honeywell. Por motivos políticos só 1/4 disso foi realizado pela empresa Johnson Controls. Afinal fica em Brasilia e depende de 'presentes' a chefes da Infraero. Infelizmente só ficou por fazer. Mas era para em 2000 estar todo pronto assim. Trabalhamos na arquitetura digital das instalacoes com tudo automatizado. Pena que projetos assim só em outros continentes fora da américa latina que se realiza rapidamente. Ainda tenho em algum lugar a vista de planta disso, que parece 2 peitos de uma mulher... Espero que o novo projeto se realize sem chanchavos de grana com políticos e bem rapidamente com qualidade e ainda prevendo gates e fingers para o A380. Afinal estive em Dubai recentemente e me maravilhei com o aeroporto mais belo do mundo que já vi. Tirando esse, o de Munique é muito bom. Lamentavelmente o aeroporto da capital brasileira nao está em nivel comparativo, mesmo tendo uma populacao semelhante às cidades mencionadas. Torco que saia, mas nao por razoes futebol.

Seja bem vindo. Interessante saber que você trabalha ou trabalhou na Johnson Controls. Tenho um amigo, o Mauricio que foi parceiro numa empresa de engenharia que trabalhei.

Vamos ver se realmente, depois de privatizado, as amarras do aeroporto sejam retiradas, e claro, que o futuro dono do aeroporto, coloque cerca em todo sitio aeroportuário e exija do GDF a delimitação real do aeroporto, excluindo da APA existente na região. Pois tem muito eco-xiita do Park Way que não entende que a APA foi para frear o crescimento do Park Way e não do aeroporto.:whip:

emblazius
Oct 17, 2011, 1:22 PM
Seja bem vindo. Interessante saber que você trabalha ou trabalhou na Johnson Controls. Tenho um amigo, o Mauricio que foi parceiro numa empresa de engenharia que trabalhei.

Vamos ver se realmente, depois de privatizado, as amarras do aeroporto sejam retiradas, e claro, que o futuro dono do aeroporto, coloque cerca em todo sitio aeroportuário e exija do GDF a delimitação real do aeroporto, excluindo da APA existente na região. Pois tem muito eco-xiita do Park Way que não entende que a APA foi para frear o crescimento do Park Way e não do aeroporto.:whip:

Concordo. vendo pelo Google Earth percebe-se uma ponta do Park Way que impede uma ampliação para uma nova pista.

M.K.
Oct 18, 2011, 8:35 PM
:previous:E voçê M.K. sabe algo do segundo Aeroporto de Brasília, já que pelo jeito voçê trabalha no ramo de projetos e expansões de aeroportos, o projeto da cidade Aeroportuaria e Aeroporto vai ser de autoria da empresa, Newmark Knight Frank, projetado para ser construido na RA de Planaltina DF.

Se voçê souber algo e quiser compartilhar conosco, estamos aí:notacrook:

Nao sei. Foi só um anti-projeto, nao trabalho com aeroportos.

Seja bem vindo. Interessante saber que você trabalha ou trabalhou na Johnson Controls. Tenho um amigo, o Mauricio que foi parceiro numa empresa de engenharia que trabalhei.

Vamos ver se realmente, depois de privatizado, as amarras do aeroporto sejam retiradas, e claro, que o futuro dono do aeroporto, coloque cerca em todo sitio aeroportuário e exija do GDF a delimitação real do aeroporto, excluindo da APA existente na região. Pois tem muito eco-xiita do Park Way que não entende que a APA foi para frear o crescimento do Park Way e não do aeroporto.:whip:

sou mais velho que voces aqui. Só nao participo do forum brasil que era nulo. bem meu nome é esse, entao nao sei se sou eu.

pesquisadorbrazil
Nov 24, 2011, 1:05 PM
Aeroportos de Brasília e Curitiba terão novos equipamentos de aproximação de aeronaves

A Infraero assinou contrato para fornecimento e instalação do sistema de luzes de aproximação (ALSF) do Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF).

Com investimento de R$ 5,31 milhões, a empresa contratada para execução dos serviços terá 20 meses, a contar da assinatura da Ordem de Serviço, ainda a ser firmada, para execução dos trabalhos.

O ALSF é uma derivação do ALS, sistema de luzes de um aeródromo que permite orientação visual ao pouso das aeronaves por meio da emissão de luzes brilhantes numa direção padronizada, na qual o piloto alinha a aeronave com o eixo da pista na sua aproximação final para pouso. Quando o ALS utiliza luzes sequenciadas (flasher), o equipamento torna-se um ALSF. Atualmente, o Aeroporto de Brasília já conta com um ALS na cabeceira da pista 11L/29R (antiga). O novo equipamento será instalado na 11R/29L (pista nova).

“Com esse investimento, a Infraero poderá atualizar o sistema de aproximação do Aeroporto de Brasília e, dessa forma, aperfeiçoar a segurança nas operações de pouso”, destacou Valmir Cordeiro, superintendente de Navegação Aérea da Infraero em exercício.
Investimentos em Curitiba No início de novembro, a Infraero também assinou contrato para fornecimento e instalação do ALSF no Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR). Os trabalhos, no valor de R$ 3,2 milhões, serão executados num prazo de 14 meses a contar da assinatura da Ordem de Serviço.

No caso de Curitiba, que já conta com um ALS na cabeceira 15, o novo ALSF será instalado na cabeceira 33 e servirá como componente visual do ILS (Instrument Landing System), categoria II, recentemente instalado naquela cabeceira. O ILS é um sistema de pouso por instrumentos que proporciona orientação segura de alinhamento e ângulo de descida, desde que a aeronave esteja equipada com o correspondente instrumento de bordo. A instalação do ALSF na cabeceira 33 completa o sistema ILS II do Aeroporto Afonso Pena.

Assessoria de Imprensa - Infraero


Fonte: http://www.turismoemfoco.com.br/18453-aeroportos-de-brasilia-e-curitiba-terao-novos-equipamentos-de-aproximacao-de-aeronaves.html

pesquisadorbrazil
Dec 4, 2011, 1:48 PM
Novidades a respeito do aeroporto, participei de um evento na semana passada, aonde estive conversando com o arquiteto SERGIO PARADA, e adivinhe, ele estará participando de um consórcio que vai disputar a concessão do aeroporto com um grupo de estrangeiros. Então, o aeroporto poderá ser totalmente diferente do que hoje está sendo divulgado. Ele afirmou também que os outros consórcios, cada um vai ter um projeto de arquitetura diferente do outro. O único problema que eles ainda não discutiram com o governo é, se vão tirar ou não a base aérea do lugar.

Pois seria engraçado, um aeroporto comercial, ter que parar para um comboio de aviões militares descendo na base aérea, e ter que fechar as duas pistas para isso.

MAMUTE
Dec 4, 2011, 2:02 PM
:previous:Daí a necessidade do segundo aeroporto em planaltina...

Sobre o aeroporto de cargas de planaltina e cidade aeroportuaria, ainda nada definido???

pesquisadorbrazil
Dec 4, 2011, 2:25 PM
:previous:Daí a necessidade do segundo aeroporto em planaltina...

Sobre o aeroporto de cargas de planaltina e cidade aeroportuaria, ainda nada definido???

Depende apenas da aprovação do PDOT.:tup:

Espartano_bsb
Dec 4, 2011, 5:42 PM
Estou achando MUITO difícil essa reforma do JK ficar pronta até 2014!

salengasss
Dec 5, 2011, 12:05 AM
Eu tmb estou muito discrente!

pesquisadorbrazil
Dec 15, 2011, 12:02 PM
HSBC inaugura sala VIP no aeroporto de Brasília
O HSBC irá inaugurar, no dia 19 de dezembro, o Lounge HSBC Premier, sua quarta sala VIP no Brasil, no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.

O coquetel de inauguração, que acontecerá ás 19h, contará com a presença de cerca de 50 pessoas, entre elas, Sebastian Arcuri, diretor-executivo de Varejo do HSBC, Odair Dutra, diretor da rede de agências, e Paulo Silva, diretor do segmento Premier.

“Brasília foi escolhida porque tem um dos aeroportos com maior perspectiva de crescimento para os próximos anos em termos de fluxo de pessoas. Além disso, a região é estrategicamente importante do ponto de vista de negócios. Temos 11 agências no Distrito Federal”, afirmou Paulo Silva.

No Lounge HSBC Premier, clientes do segmento podem aguardar seu voo, com um acompanhante, em um ambiente confortável, com internet, revistaria, comidas e bebidas, painel de voo, TVs, Ipad e computadores.

No Brasil, os outros Lounges estão nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Afonso Pena, em Curitiba e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Fonte: http://brasilfashionnews.blogspot.com/

pesquisadorbrazil
Dec 15, 2011, 12:03 PM
Finalmente, pelo menos o aeroporto fica mais decente, pois é um absurdo, que somente os politicos tinham esse previlégio de possuir uma sala VIP exclusiva.

Eu fiquei sabendo que no lugar dos cinemas, seria construído uma sala VIP, será que vai ser lá?

MAMUTE
Dec 31, 2011, 8:51 PM
Cresce em 30% a violação de bagagens que chegam do exterior em Brasília


Brasília – A violação de bagagens e furtos, especialmente as de passageiros que retornam à Brasília, de viagens ao exterior, figuram entre as principais queixas recebidas no posto de atendimento do Juizado Especial de Pequenas Causas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Servidores do juizado informaram que a cada dez bagagens desses passageiros pelo menos três são violadas.

Segundo os servidores, o aumento em cerca de 30% no número de ocorrências desse tipo, desde o início do ano, tem causado preocupação. Para evitar essas ocorrências, a recomendação é que os clientes não coloquem, nas malas, as compras feitas no exterior, especialmente equipamentos eletrônicos como filmadoras, computadores e máquinas fotográficas.

Os plantonistas do tribunal alertam, também, para a necessidade das pessoas sempre guardarem as notas fiscais de compras feitas no exterior. Isso facilita a devolução dos valores dos bens furtados das bagagens pelas companhias aéreas.

Os servidores do TJDF dizem que são comuns as reclamações de passageiros que têm suas malas violadas, mas não têm mais as notas fiscais dos produtos comprados lá fora. Eles alertam que, quando isso acontece, cria uma dificuldade ao juizado especial para a abertura de processo, uma vez que fica a palavra do passageiro contra a da companhia aérea.

Outras reclamações frequentes, especialmente no fim de ano, são o extravio de bagagens, também com maior frequência nos voos internacionais; o overbooking, venda de passagens acima da capacidade suportada nos aviões; e, mais recentemente, o roubo, pela internet, de milhas acumuladas pelos clientes das empresas de aviação.

Hoje (31), o Aeroporto de Brasília manteve o fluxo normal de embarques de passageiros, como ocorreu praticamente em toda semana. Funcionários das principais companhias aéreas que operam no aeroporto informaram que o maior volume de atendimento se concentra nos horários que vão das 7h30 às 10h e das 17h às 20h.

Na dúvida, passageiros que embarcaram hoje para diversas capitais compraram suas passagens com bastante antecedência. “Eu comprei a passagem da minha mãe há três meses para me precaver e escolhi o dia 31 por estar mais barata”, disse Sérgio Bruno Aguiar. As pessoas ouvidas pela Agência Brasil mostraram-se surpresas pela facilidade tanto na realização do check-in quanto no despacho das bagagens.











http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/12/31/interna_cidadesdf,284736/cresce-em-30-a-violacao-de-bagagens-que-chegam-do-exterior-em-brasilia.shtml

pesquisadorbrazil
Jan 4, 2012, 7:04 PM
Algumas imagens já conhecidas e outras nem tanto...

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/aijk1.jpg
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/aijk2.jpg
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pesquisadorbrazil
Jan 4, 2012, 7:07 PM
O mais interessante que vi nessa foto, será que a Starbucks Coffee já reservou um espaço em nosso futuro terminal de paxs?

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/aijk17.jpg

pesquisadorbrazil
Jan 4, 2012, 7:12 PM
Agora para fazer vergonha em nosso pifio aeroporto, o aeroporto internacional de de Mumbai na India. Isso que é aeroporto, que contará com 66 aerobridges, enquanto o nosso, se deus quiser e for brasileiro, vai ter 67 aerobridges, com um detalhe, enquanto a capacidade do aeroporto internacional de mumbai vai ser de 45 milhões paxs ano em Brasília, deus sabe quando, vai ser de 52 milhões.

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/mia1.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/mia2.jpg

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Maths2
Jan 4, 2012, 8:22 PM
Só porque eu fiquei de boca aberta com o nosso humilde futuro(talves em 2020,sendo muito persimista)aeroporto, ai você vem e coloca o da índia....kkkk...Vacilo,chega o clima esfriou...Mas em relação ao nosso gostei da área interna principalmente daquela claraboia gigante(onde tem sua StarBukcs) e daquela passarela que parece ser de vidro,bem diferente.

emblazius
Jan 4, 2012, 10:21 PM
Só porque eu fiquei de boca aberta com o nosso humilde futuro(talves em 2020,sendo muito persimista)aeroporto, ai você vem e coloca o da índia....kkkk...Vacilo,chega o clima esfriou...Mas em relação ao nosso gostei da área interna principalmente daquela claraboia gigante(onde tem sua StarBukcs) e daquela passarela que parece ser de vidro,bem diferente.


Kakakakakaka. Mesma coisa!!!

MikeVonJ
Jan 5, 2012, 5:02 PM
Mas essas projeções do nosso aeroporto podem, e devem, mudar, não? Já que depois da concessão o consórcio vencedor poderá apresentar um projeto totalmente novo.

Maths2
Jan 5, 2012, 6:38 PM
Pode mudar no quesito arquitetura ou pra melhor ou pra pior, mas digamos que o "ideal,conceito",acho que será o mesmo.

HLbsb
Jan 6, 2012, 8:20 PM
Me pergunto se essees projetos antigos da infraero já estavam aprovados, ou se aquele novo que surgiu, vindo de um contrato da prórpia infraero e que estão servindo de base para as concessões também pode ser realidade?

Pra falar a verdade, a existência desse segundo coloca em cheque a execução do primeiro, que o pesquisador acabou de postar com mais detalhes. Lembro de uma notícia de liberação para construção antes de sair o novo projeto, porem, como existe um projeto diferente e é esse que está servindo de base para as concessões, imagino que existem algumas perspectivas, mas só o concessionário poderá definir como será a ampliação do TPS.

Pior, a autorização pra construir vale para quelquer projeto, ou depois do leilão ainda passaremos mais um ano esperando aprovação dos projetos de construção??

pesquisadorbrazil
Jan 9, 2012, 12:59 PM
Até aonde eu sei, cada consórcio que irá disputar a concessão, vai ter uma equipe de arquitetos, eu conversei pessoalmente com Sérgio Parada, autor do projeto de arquitetura do atual terminal.

O mesmo me informou, que os desenhos apresentados, são meramente ILUSTRATIVOS, então, a empresa que vier a ganhar a concessão, pode aproveitar na INTEGRALIDADE o projeto proposto pela INFRAERO, ou pode joga-lo na latrina.

Pois o projeto vai se basear no que for rentável para o consórcio e não para a INFRAERO, pois se o consórcio não puder fazer nada que aumente a rentabilidade, pode esquecer, o leilão vai ser um fracasso.

Até mesmo porque, eu fiquei sabendo pelo arquiteto, que os consórcio estão precupados com área de hotéis dentro do aeroporto, pois, muitas vezes, eles são mais rentáveis do que o próprio aeroporto.

HLbsb
Jan 11, 2012, 1:24 AM
:previous:

Pois é, torço para que gradualmente aquelas concessionárias deixem a região do aeroporto, assumindo o local negócios relacionados com aviação, como hoteis...

pesquisadorbrazil
Jan 11, 2012, 12:01 PM
:previous:

Pois é, torço para que gradualmente aquelas concessionárias deixem a região do aeroporto, assumindo o local negócios relacionados com aviação, como hoteis...

Eu não sei, qual o prazo de validado dos contratos, mas se eles vencerem durante a concessão, e a concessionária não expressar interesse em renovar os contratos, pode ter certeza absoluta, que eles vão acabar com aqueles espaços.

Abraços:tup:

pesquisadorbrazil
Feb 14, 2012, 6:10 PM
Justiça suspende criação de Setor de Áreas Especiais Aeroporto, no DF

Terracap pediu parcelamento da área em 2001, alegando ser dona da área.
MP diz que não há provas de que terreno é do governo do DF; cabe recurso.

A Vara de Meio Ambiente do Distrito Federal concedeu liminar para impedir o loteamento da região conhecida como Setor de Áreas Especiais Aeroporto, na Região Administrativa do Park Way. A decisão é de 11 de janeiro, mas só foi divulgada nesta terça-feira (14).

A Justiça acolheu ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) do Ministério Público, que alegou que a área é um bem de uso comum e não pertence à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Cabe recurso à decisão.

De acordo com a decisão do juiz Tiago Fontes Moretto, a companhia está impedida de registrar o terreno e de licitar os lotes enquanto não houver a desafetação (a mudança oficial da finalidade) da área por lei complementar e não forem estabelecidos os parâmetros de uso e ocupação do solo. Caso a Terracap descumpra a liminar, será multada no valor correspondente a 50% do que for obtido em eventual licitação.

Em março do ano passado, a Terracap solicitou licença prévia para a criação do parcelamento no Setor de Áreas Especiais Aeroporto, alegando ser proprietária do terreno. A companhia já tinha até solicitado ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) a licença do empreendimento – de acordo, com a Prourb, sem comprovar a posse da área.

A companhia alegou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo solicitou o parcelamento da área para solucionar a superlotação da frota de taxistas, que ocupa a área onde será implantado o novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Brasília e para melhorar o atendimento à população local e seu usuários.

De acordo com parecer técnico do MPDF, o possível loteamento ocupa área de proteção ambiental e, se consolidado, pode afetar a perpetuação de espécies da flora e da fauna que se refugiam no local.

A Prourb alega ainda que o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) não prevê a criação desse parcelamento de solo. Segundo o MPDF, mesmo que haja relevante interesse público que justifique a desafetação da área, com o objetivo de implantar o parcelamento do solo para fins urbanos, é necessário realizar estudos técnicos, ouvir a população em audiência pública e confirmar a viabilidade ambiental e urbanística do empreendimento.

A Associação Comunitária do Park Way é contrária à iniciativa de parcelamento da área e alega que não foi consultada sobre o assunto.

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/02/justica-suspende-criacao-de-setor-de-areas-especiais-aeroporto-no-df.html

pesquisadorbrazil
Feb 14, 2012, 6:12 PM
Que porcaria, agora a nova concessionária, tem que exigir na justiça, o real terreno do sítio aeroportuário para acabar com qualquer impasse. E claro, depois, cercar e colocar um campo minado em tudo. Acho que esses invasores ops, moradores do Park Way esquecem que o Aeroporto já existia ali antes de tudo, antes mesmo do Park Way e dessa pseudo área de proteção ambiental.

Jota
Feb 14, 2012, 8:55 PM
Obviament o povo do Park Way é contra..... Oh novidade.

MAs então terá que ser feita a desafetação do terreno, não sei como é feita essa conversão de área publica em área da Terracap pelo governo...

Na verdade deverá passar de bem dominical para de uso especial (se ainda me lembro), alias se não estou enganado não é uma desafetação, é uma afetação....

pesquisadorbrazil
Feb 16, 2012, 6:17 PM
HSBC reinaugura Lounge Premier em CGH dia 17

Após processo de ampliação e renovação, o HSBC vai reinaugurar, no dia 17, o Lounge HSBC Premier, situado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Entre as novidades, está a nova localização, mais próxima aos portões de embarque.

No espaço, clientes do segmento podem aguardar voo, com um acompanhante, em um ambiente com acesso à internet, revistaria, bar com bebidas, painéis com horário das operações, televisores, banheiros exclusivos, computadores, carregadores de celular e telefones com linha direta de atendimento aos clientes do HSBC.

No Brasil, os outros lounges estão nos aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília, e Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Além destes, os clientes Premier contam com lounges em Hong Kong, Cidade do México, Istambul (Turquia), Beirute, Malta e Manama (Bahein).

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/hsbc-reinaugura-lounge-premier-em-cgh-dia-17_75676.html?pesquisa=1

MAMUTE
Feb 23, 2012, 10:16 PM
Aeroporto de Brasília foi parar em mãos erradas?


Vencedora do leilão do aeroporto JK em Brasília, a empresa argentina Corporación América está sob ataques de passageiros do Aeroparque Jorge Newbery, aquele aeroporto de Buenos Aires equivalente a Congonhas ou Santos Dummont.

Lotação, falta de infraestrutura e atrasos foram as principais reclamações de passageiros no fim de semana. No sábado, quase mil passageiros dividiam um banheiro e 120 cadeiras no saguão de embarque internacional.

A empresa deixou apenas dois dos 14 portões de embarque abertos no sábado e, de acordo com o jornal Clarín, as empresas concorrentes da Aerolíneas Argentinas (Lan, BQB Buquebus, Pluna, Tam e Gol) contavam somente com quatro micro-ônibus para transporte dos aviões ao desembarque, o que estendeu o tempo de espera em até uma hora.

Segundo funcionários da Aeropuertos Argentina 2000, operadora do Aeroparque, o problema foram as transferências de voos de Ezeiza para o aeroporto central sem nenhuma ampliação da estrutura. Por ano, cerca de 7,5 milhões de passageiros circulam pelo Aeroparque.

Um piloto definiu assim o aeroporto ao Clarín: “É uma terra de ninguém.”A Corporación América detém 89% das ações da empresa Aeropuertos Argentina 2000. (Informações do Portal IG)









http://www.blogdomax.com.br/aeroporto-de-brasilia-foi-parar-em-maos-erradas

MAMUTE
Feb 24, 2012, 12:12 AM
TVs instaladas em aeroporto de Brasilia permitem monitorar bagagens

http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2012/02/23/290846/20120223202006554248e.jpg


O Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek - conta agora com sistema de monitoramento de bagagens. Foram instaladas câmaras digitais e quatro monitores de 42 polegadas nos desembarques 1 a 4 (domésticos) para que os passageiros possam acompanhar a colocação de suas bagagens nas esteiras de restituição.

O objetivo, segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), é proporcionar mais transparência no processo de restituição de bagagens. O investimento da empresa será de R$ 7,1 milhões e a previsão é de que as instalações, que começaram este mês, sejam concluídas até o fim de março.

Esse mesmo sistema está disponível no desembarque doméstico do terminal 2 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão (RJ). O monitoramento é parte do novo processo de vigilância do aeroporto que ampliará a capacidade de atuação preventiva instalando 750 novas câmeras em todo a área aeroportuária. Atualmente, o aeroporto conta com 267 câmeras.

Violação e furto de bagagens são as reclamações mais frequentes no Aeroporto de Brasília. Em dezembro de 2011 mais de 36 pessoas buscaram o Juizado Especial do Aeroporto para resolver problemas relacionados à bagagens.













http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/23/interna_cidadesdf,290846/aeroporto-de-brasilia-tera-monitoramento-de-bagagens-e-mais-750-cameras.shtml

HLbsb
Feb 24, 2012, 1:06 AM
Aeroporto de Brasília foi parar em mãos erradas?


Vencedora do leilão do aeroporto JK em Brasília, a empresa argentina Corporación América está sob ataques de passageiros do Aeroparque Jorge Newbery, aquele aeroporto de Buenos Aires equivalente a Congonhas ou Santos Dummont.

Lotação, falta de infraestrutura e atrasos foram as principais reclamações de passageiros no fim de semana. No sábado, quase mil passageiros dividiam um banheiro e 120 cadeiras no saguão de embarque internacional.

A empresa deixou apenas dois dos 14 portões de embarque abertos no sábado e, de acordo com o jornal Clarín, as empresas concorrentes da Aerolíneas Argentinas (Lan, BQB Buquebus, Pluna, Tam e Gol) contavam somente com quatro micro-ônibus para transporte dos aviões ao desembarque, o que estendeu o tempo de espera em até uma hora.

Segundo funcionários da Aeropuertos Argentina 2000, operadora do Aeroparque, o problema foram as transferências de voos de Ezeiza para o aeroporto central sem nenhuma ampliação da estrutura. Por ano, cerca de 7,5 milhões de passageiros circulam pelo Aeroparque.

Um piloto definiu assim o aeroporto ao Clarín: “É uma terra de ninguém.”A Corporación América detém 89% das ações da empresa Aeropuertos Argentina 2000. (Informações do Portal IG)









http://www.blogdomax.com.br/aeroporto-de-brasilia-foi-parar-em-maos-erradas

:previous:

Não vou defender a Corporación América, mas tenho que apontar alguns fatores aqui...:

Apesar de ter pista maior (apenas uma) do que CGH e SDU, o AEP só pode ser comparado em termos de terminais ao SDU. Só tem 5 pontes e pouco espaço pra ter mais do que isso, mas aí o que os hermanos "geniais" me fazem: Entopem o coitado de voos internacionais! Há dois ou três anos atrás nenhum voo regular de passageiros proveniente do Brasil utilizava o AEP. Atualmente, 50% dos voos para Buenos Aires provenientes do Brasil vão para o AEP!!!

Poxa, criticamos a ANAC, mas SDU e CGH sequer recebem voos da região norte e salvo engano só recebem voos da Bahia na região Nordeste. Não é só fator pista, já que CGH recebia ate 2007, mas existe uma política aeroportuária...

Claro que se há opção entre parar no AEP, colado no Palermo, ou para no EZE e pagar 100 mangos de taxi eu vou preferir ir direto para o centro da cidade. Mas aí não adianta reclamar que o aeroporto é "terra de ninguém". A estrutura já seria pequena para servir de ÚNICO hub doméstico da Argentina e ainda me metem voos internacionais nele... PQP

Bom, acho complicado tirar qualquer conclusão observando tais fatos. A AA2000 já foi muito criticada na Argentina, mas aí entram outras questões também. Leiloaram vinte e poucos aeroportos de uma só vez para uma única empresa, sem contratos bem amarrados e sem metas claras de contrapatida. Quanto a isso temos que reconhecer que não caímos no mesmo erro.

Por fim, só gostaria de ressaltar os terminais que a Corporación America já construiu, inclusive Ezeiza:

Gostei da divisão em dois edifícios: principal + salas de embarque e desembarque.

Nessas imagens também dá pra notar a divisão dos andares já na ponte de embarque, estilo terminal C de Ezeiza, não havendo o cruzamento de fluxo dos paxs, como ocorre nos aeroportos brasileiros.

Observem:

Terminal C, Ezeiza

http://news.travelhouseuk.co.uk/wp-content/uploads/Terminal-C-at-Ezeiza-Airport.jpg
Travel House UK (http://news.travelhouseuk.co.uk/airport-update/aerolineas-argentinas-new-terminal-c-opens-today.htm)

http://img10.imageshack.us/img10/8177/ezeiza.png
Mercados e Eventos (http://www.mercadoeeventos.com.br/site/multimidia/fotogaleria/75239)

Neste terminal, quem desembarca se desloca pelo lado da ponte que "sobe", pra só então descer a sala de restituição de bagagem. Para o ASGA, a coisa pode ser "inversa", já "corrigida" de acordo com a lógica.

http://www.turisticaonline.com/require/utils/show_image2.php/Inauguran%20en%20julio%20la%20terminal%20C%20del%20nuevo%20aeropuerto%20de%20Ezeiza.jpg?width=600&height=415&cropratio=600:415&image=http://www.turisticaonline.com/images/news/Inauguran%20en%20julio%20la%20terminal%20C%20del%20nuevo%20aeropuerto%20de%20Ezeiza.jpg.jpg

Carrasco
Pl9BfO3XyIo

http://www.brasilwiki.com.br/fotos/noticia_20467.jpg

http://www.comprasnafronteira.com/blog/wp-content/uploads/2009/10/carrasco2.jpg

Estas sao fotos do novo Aeropuerto de Carrasco, Montevideo, inaugurado no dezembro passado. Obrigado ao forista litox. Espero que gostem.

http://img510.imageshack.us/img510/1217/sdc10053b.jpg

http://img510.imageshack.us/img510/5786/sdc10052b.jpg

http://img526.imageshack.us/img526/336/sdc10048b.jpg

http://img205.imageshack.us/img205/5356/sdc10070b.jpg

http://img218.imageshack.us/img218/2060/sdc10068b.jpg

http://img705.imageshack.us/img705/6886/sdc10060b.jpg

http://i301.photobucket.com/albums/nn71/DANIELERRE/3412841_4_carrasco4big.jpg

http://i301.photobucket.com/albums/nn71/DANIELERRE/12841_2_carrasco2big.jpg

http://i301.photobucket.com/albums/nn71/DANIELERRE/20099999.jpg

São Gonçalo do Amarante

PDF do projeto: http://www.portal2014.org.br/midia/site/1-1522012131415-SAO%20GONCALO%20DO%20AMARANTE.pdf
==================

São Gonçalo do Amarante: veja detalhes do futuro aeroporto de Natal

Documento revela como será o novo terminal de passageiros, previsto para agosto de 2014

http://www.portal2014.org.br/midia/noticias/thumb_sao_goncalo_do_amarante__veja_detalhes_do_futuro_aeroporto_de_natal_1522012-114911-1.JPG http://www.portal2014.org.br/midia/noticias/thumb_sao_goncalo_do_amarante__veja_detalhes_do_futuro_aeroporto_de_natal_1522012-114911-2.JPG

O Portal 2014 teve acesso a uma apresentação do Consórcio Inframérica sobre o projeto para o novo Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na região de Natal-RN. O aeroporto ocupa uma área total de 15 milhões de metros quadrados, distante 40 km da capital do Rio Grande do Norte.

O documento mostra detalhes do projeto, com destaque para a nova estação de passageiros, áreas de estacionamento e demais dependências, com um total de 40 mil metros quadrados, área prevista para a primeira fase das obras. Apresenta, também, informações sobre o terminal de cargas, pistas, pátios de manobras e torres de controle.

Sobre o terminal, o texto informa que a cobertura será feita com estrutura metálica, independente do corpo do edifício. A cobertura, ainda de acordo com o consórcio, proporcionará maior conforto térmico ao edifício, permitindo sua ventilação e proteção à insolação. A estação será revestida internamente com materiais regionais, como granitos, "de forma a refletir a cultura e linguagem locais deste portão de entrada regional e nacional", afirma a apresentação do projeto. Os fechamentos do terminal serão feitos principalmente com vidro, sob a proteção de brises-soleil (anteparos móveis para proteção contra o sol) de forma a proporcionar o sombreamento necessário à climatização no interior do edifício.

O contrato com o Consórcio Inframérica foi assinado em novembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff e foi a primeira concessão de um aeroporto à iniciativa privada no Brasil, seguido pelo recente leilão dos terminais internacionais de São Paulo, Campinas e Brasília. O Inframérica é liderado pelo grupo brasileiro Engevix e a empresa argentina Corporación América, que adquiriu o direito pelo contrato em um leilão realizado em agosto. A concessão custou R$ 170 milhões, mais de três vezes o preço mínimo exigido pelo governo, além do compromisso de investir outros R$ 650 milhões nos próximos três anos.

A Anac espera que o novo aeroporto atenda a três milhões de passageiros em 2014 e a Inframérica prevê que o aeroporto terá, em 2024, capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros. Segundo a concessionária, em 2038 a área chegará a 66 mil metros quadrados, e a capacidade de 11 milhões de passageiros.

Fonte: http://www.portal2014.org.br

^^

Mais imagens:

http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-133256-1.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-133257-2.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-133257-3.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-15396-4.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-15397-6.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-15396-3.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased

Fonte: http://www.portal2014.org.br/galeria-de-fotos/397/PROJETO+DO+AEROPORTO+SAO+GONCALO+DO+AMARANTE.html

HLbsb
Feb 24, 2012, 1:09 AM
:previous:

Ainda é muito cedo pra fazer um julgamento. Só vamos conhecer o projeto do BSB no segundo semestre, mas eu comemorei a Corporación América ter levado o aeroporto. Dentre os vencedores foi sem dúvida a com melhor portifólio... Além disso, está mostrando muito interesse por nosso país e terá no BSB sua principal operação daqui pra frente. Não tenho dúvidas de que um projeto muito bom já está sendo desenhado!!!

luizwagner
Feb 24, 2012, 1:19 AM
http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-133257-3.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased

Interessante, nesta imagem é possível observar que eles vão adotar o mesmo sistema que evita o cruzamento de pax do terminal C de Ezeiza no aeroporto de São Gonçalo, a não ser que eu esteja enganado..

HLbsb
Feb 24, 2012, 1:35 AM
http://www.portal2014.org.br/inc/imagem.ashx?img=397/projeto_do_aeroporto_sao_goncalo_do_amarante-1522012-133257-3.jpg&w=643&h=473&secao=GaleriaFotos&t=wbased

Interessante, nesta imagem é possível observar que eles vão adotar o mesmo sistema que evita o cruzamento de pax do terminal C de Ezeiza no aeroporto de São Gonçalo, a não ser que eu esteja enganado..

Exatamente. No PDF que ficou lá no meio do Post se friza exatamente isso...

MAMUTE
Mar 13, 2012, 5:00 PM
Artesanato do Cerrado ficará exposto no JK



CAT´s do aeroporto de Brasília vai renovar obras em seu espaço de exposição



http://www.maisbrasilia.com/mb2011/adm/Crop/imagens/Album/12173-11013-Imagem.jpg



Até o final da semana, seis novos artesãos deverão ser selecionados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para expor suas obras em dois dos sete Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) espalhados pela cidade. Realizada por meio da Secretaria de Turismo do DF (Sectur), a escolha vai priorizar trabalhos que relacionem as peças à região, como frutas, flores e animais do Cerrado.

As obras dos eleitos ficarão expostas nas unidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. “Damos oportunidades para os artistas, tornamos o ambiente mais agradável e ainda mostramos que Brasília tem uma arte muito expressiva”, explicou a diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane Sá.

Qualidade

A subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística da Sectur, Meyre France, informou que os artesões interessados em expor suas obras nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) devem entrar em contato com a secretaria. “É importante que as peças possuam alta qualidade de elaboração e acabamento, além contarem com motivos que as relacionem com as particularidades turísticas do DF”, disse.

As obras ficam em exposição, em média, por 20 dias. O período, no entanto, pode ser ampliado, dependendo da finalidade e da quantidade de peças disponibilizadas pelos artístas. “Aquelas que servem como peça de decoração do próprio CAT, como mesas, cadeiras e esculturas ficam mais tempo do que peças de confecção como tecidos bordados, almofadas, fuxico aberto e outros souvenires”, esclareceu Meyre.

Com diversas estátuas atualmente em exposição no CAT do aeroporto, a artesã Patrícia Moronari afirmou estar contente com a oportunidade. “Foi muito positivo porque o fluxo de turistas no local é intenso, proporcionando maiores chances de repercussão para o meu trabalho”, destacou.

Além de Moronari, os CAT´s continuarão, durante esta semana, a apresentar as peças de arranjos de flores do cerrado, com tecidos feitos pela artesã Lúcia Cruz; e as almofadas com representações de pássaros e árvores do Cerrado, da Associação Bordadeiras de Taguatinga.

Dezesseis artesãos locais já realizaram exposições nas duas unidades desde outubro de 2011. Quem tiver interesse em expor seu trabalho nos CAT´s, deve procurar a Sectur com uma mostra do produto para cadastro e avaliação.













http://www.maisbrasilia.com/mb2011/noticias/conteudo/12173/Artesanato_do_Cerrado_ficar%E1_exposto_no_JK.html

Grooverider
Mar 14, 2012, 1:45 AM
Brasília ganhará mais dois destinos internacionais ainda no primeiro semestre de 2012. A TACA, através da operação da Costa Rica (Lacsa), voará 4x na semana entre São José e BSB. Detalhe, o voo será feito de A-319 e ainda trará de brinde uma escala em Bogotá.

O voo será SJO-BOG-BSB.

Muito bom para quem quiser conhecer a Colômbia, que é um país lindo !!!

pesquisadorbrazil
Mar 15, 2012, 7:19 PM
Brasília ganhará mais dois destinos internacionais ainda no primeiro semestre de 2012. A TACA, através da operação da Costa Rica (Lacsa), voará 4x na semana entre São José e BSB. Detalhe, o voo será feito de A-319 e ainda trará de brinde uma escala em Bogotá.

O voo será SJO-BOG-BSB.

Muito bom para quem quiser conhecer a Colômbia, que é um país lindo !!!

Finalmente novos vôos, apesar que esse vôo para Bogotá, seria operado anteriormente pela AVIANCA, que pelo visto, abandonou a idéia.:tup:

salengasss
Mar 16, 2012, 11:41 AM
Legal! Tenho vontade de conhecer Bogotá. Agora, certamente, ficará mais fácil.

pesquisadorbrazil
May 25, 2012, 1:52 PM
Saiu uma matéria no jornal de Brasília impresso a respeito da expansão do aeroporto de Brasília, a expansão até a Copa do Mundo, será para 32 milhões de paxs ano com mais 2 terminais. Duvido muito da veracidade da informação, pois o projeto oficial sequer saiu, e somente hoje, dia 25/05/2012 a Inframerica vai enfim assumir oficialmente o aeroporto.

HLbsb
May 25, 2012, 4:21 PM
Saiu uma matéria no jornal de Brasília impresso a respeito da expansão do aeroporto de Brasília, a expansão até a Copa do Mundo, será para 32 milhões de paxs ano com mais 2 terminais. Duvido muito da veracidade da informação, pois o projeto oficial sequer saiu, e somente hoje, dia 25/05/2012 a Inframerica vai enfim assumir oficialmente o aeroporto.

Vi uma entrevista do presidente da Corporación America falando que além da expansão contratual (course sul) seria iniciado um novo terminal, mas a conclusão desse novo terminal só em 2016. Não lembro onde vi a reportagem, mas foi a umas duas ou três semanas...

O contrato deve ser assinado até semana que vem. O projeto definitivo tem alguns meses até ser apresentado, mas com certeza que algumas diretrizes já foram definidas pelo consórcio. Resta conhecermos o produto... Estou com uma expectativa alta!

luizwagner
May 25, 2012, 7:14 PM
Não sei se vocês já viram este arquivo:

http://www.vectoriaconsulting.com/pv_obj_cache/pv_obj_id_8ADFA4518878C8FFCD7ED35B712F9F2410B41000/filename/Internacional.pdf

Não tem muitas imagens, mas mostra um plano geral do aeroporto de Brasília, não sei se este projeto será o executado, mas ele pareceu ser bem diferente dos outros que observamos até agora, ele tem um formato de X, eu gostei.

A imagem esta na página 2, este arquivo é de uma consultoria que prestou serviço para a empresa Typsa, espanhola que esta dando o que falar com o projeto que apresentou para o aeroporto de GRU.

HLbsb
May 26, 2012, 10:53 PM
:previous:

O projeto para BSB tem poucas posições diretamente ligadas ao TPS. Essa consultoria participou daquele concurso de projeto que serviu de base para as concessões?? Como fez projeto para BSB, VCP e GRU, parece ser isso e nesse caso os projetos sequer foram qualificados naquele primeiro momento.

De toda forma, aqueles projetos eram meramente ilustrativos, cabendo o projeto definitivo aos consórcios vencedores do leilão.

pesquisadorbrazil
May 27, 2012, 3:23 PM
Nossa esses dias eu dei uma passada no antigo forum, e não é que me deparei com um cara metido a esperto, um ANTIBRASÍLIA assumido, inventando que o aeroporto de Brasília vai estagnar em 15,6 milhões de paxs esse ano, detalhe, esse número foi do ano passado. Então dá a entender que Brasília não vai receber mais nenhum vôo ou paxs a mais.

E falando que o Rio de Janeiro vai assumir a 2a posição... Mas esqueceram de falar um pequeno detalhe, qual grande evento que o Rio de Janeiro vai receber? Ninguem falou nisso né.

Eita Yuri metido a besta....

MAMUTE
Jun 12, 2012, 3:06 PM
Contrato de concessão do Aeroporto JK segue sem previsão de assinatura



Após quatro meses do leilão para privatizar o Aeroporto Internacional de Brasília ainda não há um prazo definido para assinatura dos contratos de concessão do terminal. A previsão inicial era ocorrer até 45 dias depois da homologação do leilão, que foi em abril, mas acabou sendo estendido. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu mais 15 dias para que as empresas vencedoras apresentassem todos os documentos em falta. O prazo foi encerrado ontem, sem uma data para assinatura dos contratos de concessão.


Segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), os consórcios responsáveis por arrematar os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, Viracopos, em Campinas, e Brasília, já entregaram todas as documentações necessárias. A convocação das empresas ocorreria depois que elas emitissem as certidões dos consórcios, o que não fizeram nos quatro meses passados. Agora, com os documentos entregues, é aguardada apenas a data da assinatura das concessões, ainda não definida pela secretaria.

É previsto que a presidente Dilma Rousseff esteja presente no evento de assinatura dos contratos, sendo necessária uma adequação com a sua agenda. A estimativa mais otimista da Secretaria de Aviação Civil é que ocorra ainda esta semana, agora que as empresas já têm toda a documentação necessária. Mas nenhuma confirmação foi dada.

Financiamentos


Na avaliação do especialista em Aviação Civil e Gestão Aeroportuária da Universidade de Brasília (UnB) Adyr da Silva, um dos motivos para o atraso na entrega dos documentos pelos consórcios é o financiamento que as empresas esperam receber do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Se não têm competência para assinar contrato previsto há meses, a gente começa a questionar as coisas. Como não têm recursos próprios, dependem do BNDES. Só que até agora não foi notificado algum financiamento liberado”, argumentou Silva.


Os investimentos até a Copa somarão R$ 626,5 milhões em Brasília. É previsto que o BNDES financie cerca de 60% das obras civis e 80% da aquisição de equipamentos nacionais que devem compor os investimentos das concessionárias, segundo estimativa de técnicos do banco. Os consórcios vencedores confirmaram que pretendem recorrer ao empréstimo do BNDES, que está autorizado a participar com até 80% nos terminais, podendo alcançar 90% por item financiado.


O consórcio Inframérica Aeroportos, que ganhou a concessão pelo Aeroporto de Brasília, é formado por 50% da empresa Infravix Participações – pertencente ao grupo Engevix – e outros 50% da operadora de aeroportos argentina Corporación América. A assessoria da empresa afirmou estar apenas aguardando a assinatura dos contratos, agora que finalmente os documentos foram entregues. Também garantiu que tudo ocorreu dentro do prazo estipulado, e que mais informações não poderiam ser divulgadas até a assinatura dos contratos.

O BNDES, por sua vez, não pretende criar uma linha especial para os aeroportos. Usará os produtos tradicionais que já oferece para investimentos, com remuneração baseada na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 6%, e cesta de moedas no que ultrapassar 70% do montante final. Os prazos totais, incluindo a possibilidade de empréstimo-ponte até a aprovação final dos pedidos, podem chegar a 180 meses para Brasília.













http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=407519&secao=N

pesquisadorbrazil
Jun 14, 2012, 8:15 PM
Aeroportos de Brasília e Viracopos receberão R$2 bi em investimentos

(Atualizado às 16h37) Os consórcios que arremataram os contratos de concessão dos aeroportos de Brasília e Viracopos anunciaram hoje os investimentos que serão feitos nos terminais. A soma dos aportes revelados até agora é de R$ 2,04 bilhões.

Em Brasília, o consórcio Inframérica anunciou que vai investir R$ 640 milhões para ampliar a estrutura do terminal até a Copa do Mundo de 2014. A principal obra na primeira etapa da concessão é um novo terminal, com capacidade para processar pelo menos mil passageiros de voos domésticos em hora de pico durante o embarque e 1,2 mil passageiros durante o desembarque, além de 15 posições de embarque com finger (ponte de embarque e desembarque) e estacionamento para 24 aeronaves. O consórcio Inframérica assume a gestão do aeroporto de Brasília pelos próximos 25 anos.

"Tudo isso tem que ser feito com rapidez. Não temos tempo a perder", disse o principal executivo da nova concessionária, José Antunes Sobrinho. A Inframérica, que detém ainda a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), firmou duas parcerias com consultorias técnicas especializadas: a Mitre (que dará suporte tecnológico para a operação e a modernização do aeroporto de Brasília) e a AECOM (empresa líder de construção nos Estados Unidos, com experiência na reconstrução do World Trade Center).

Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil, que vai administrar o aeroporto de Viracopos pelos próximos 30 anos, investirá R$ 1,4 bilhão na construção de um novo terminal com capacidade para 14 milhões de passageiros por ano. O terminal terá 110 mil metros quadrados, edifício-garagem com três pisos e 28 posições para o estacionamento de aeronaves com fingers, além de sete posições remotas.

"As obras devem começar em outubro", disse ao Valor o presidente do conselho de administração da Aeroportos Brasil, João Santana. Elas serão concluídas no prazo de 22 meses, o que corresponde à primeira fase de obras exigidas no contrato de concessão, e poderão ser inauguradas antes da Copa do Mundo de 2014. O plano da concessionária vai além da exigência do edital, que previa um novo terminal de 5,5 milhões de passageiros/ano na primeira etapa. "Mesmo que tenhamos certa ociosidade no início, isso nos dará tranquilidade para o crescimento das operações."

A concessionária, liderada pela Triunfo e pela UTC, promete "melhorias imediatas" para os passageiros de Viracopos. A partir de amanhã, uma série de intervenções mais simples está programada, como mudanças na sinalização, reforma de banheiros, instalação de guaritas de vigilância e passarelas cobertas para ligar o terminal atual ao estacionamento. "São dezenas de itens", afirmou Santana. A operadora francesa Egis tem 10% de participação na concessionária. Triunfo e UTC possuem 45% cada de participação. Não está prevista abertura de capital nem mudança societária nos primeiros anos de operação.

Guarulhos

A Invepar, que assume com a sul-africana ACSA a operação do aeroporto de Guarulhos pelos próximos 20 anos, promete antecipar investimentos exigidos no contrato de concessão e construir um terminal com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano até a Copa do Mundo de 2014. O governo exigia a ampliação do aeroporto, com um novo terminal, em 7 milhões de passageiros/ano.

O projeto apresentado pelo presidente da Invepar, Gustavo Rocha, prevê ainda um estacionamento com capacidade para 10 mil veículos, 22 novas pontes de embarque (fingers) e saídas rápidas de pouso e decolagem nas pistas.

"Vamos praticamente dobrar a capacidade do aeroporto de Guarulhos até 2022", disse Rocha, acrescentando que ela chegará a 60 milhões de passageiros/ano.

(André Borges e Daniel Rittner | Valor)

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/06/14/aeroportos-de-brasilia-e-viracopos-receberao-r2-bi-em-investimentos.jhtm

pesquisadorbrazil
Jun 14, 2012, 8:18 PM
Essa empresa AECOM manda bem, é a mesma que está fazendo o projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro, e aqui mesmo em Brasília, desenvolveu todo masterplan do ALPHAVILLE BRASÍLIA.

Eu fiquei satisfeito com a empresa, e com certeza o aeroporto vai melhorar muito. 15 fingers numa só tacada, praticamente dobra a capacidade do aeroporto. Se bem que 24 posições remotas poderiam ser invertidas. 15 posições remotas e 24 fingers, o que acham Sale e Mamute?

MAMUTE
Jun 14, 2012, 9:20 PM
:previous:Por mim se tivessem de 25 a 30 fingers fixos e o restante remotos seria melhor (gosto de fartura:cool:), junto com o novo terminal 30 fingers ficaria bom, e não necessitaria de futuras "gambiarras" caso seja muito elevado o fluxo de passageiros no futuro...

Pra avaliar legal só com o projeto mesmo, mas de inicio da pra quebrar um galho:D

salengasss
Jun 15, 2012, 5:13 PM
Também acho que 'pra começo de conversa' tá bom... o lance é ter os fingers pra termos mais qualidade de vida e viajarmos a partir de Brasília :cheers:

pesquisadorbrazil
Jun 26, 2012, 4:05 PM
Globo Aviação tem novo hangar em Brasília; novo espaço vai ampliar oferta de hangaragem, manutenção e venda de aeronaves

Como parte da estratégia do Grupo Voar, a Globo Aviação vai inaugurar um novo hangar em Brasília, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubstichek. São mais 1.800 metros quadrados para hangaragem de aeronaves, manutenção e atendimento ao cliente. A empresa, com sede em Goiânia, no Aeroporto Santa Genoveva, já ocupava um hangar no Aeroporto de Brasília, mas, por conta da demanda, decidiu ampliar o espaço. Agora, com a incorporação do hangar 36, passará a contar com 3.000 metros quadrados.

“Já estamos ocupando o novo espaço, mas o hangar ficará totalmente pronto em 90 dias”, disse Marcelo Mansur, gerente do hangar. O novo espaço vai demandar a contratação de mais 15 ou 20 pessoas, entre mecânicos, técnicos e pessoal de apoio. A Voar, juntamente com a Globo Aviação, é líder em manutenção e hangaragem na região Centro-Oeste. Oferecem ainda aos clientes venda de peças, renovação de interiores, pintura e compra e venda de aeronaves novas e usadas.

Fundada em 1986, a Voar tem a sede principal em Goiânia, onde conta com 35 mil metros quadrados de área, sendo 10 mil metros quadrados destinados exclusivamente para manutenção. A empresa é homologada para fazer manutenção em aeronaves a pistão, turboélices, jatos e helicópteros, estando habilitada a atender diversos modelos Cessna, Embraer, Hawker Beechcraft, Piper, Cirrus, Robinson, entre outros. [www.globoaviacao.com.br ].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=207967

pesquisadorbrazil
Jun 27, 2012, 10:36 PM
Pluna: mais de 30 mil passageiros na rota Brasília-Montevidéu

27/06 - 16:48

Pluna anunciou nesta quarta-feira, dia 27, que ultrapassou a marca de 30 mil passageiros embarcados na rota Brasília-Montevidéu. Esta rota é a única ligação direta da capital federal com uma cidade no Mercosul, oferecendo voos diretos para Montevidéu (Uruguai) com rápidas conexões para as principais cidades da América do Sul, como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai).

“A cidade apresenta um grande potencial para viagens internacionais diretas sem a necessidade de ligação com Guarulhos”, afirmao diretor comercial da Pluna no Brasil, Gonzalo Mazzaferro.

Rafael Massadar
Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/86008

pesquisadorbrazil
Jun 27, 2012, 10:38 PM
E depois dizem que não existe demanda para vôos internacionais no HUB em formação em Brasília, que atenderá plenamente toda a região Centro Oeste, sem depender do Rio de Janeiro ou São Paulo.

Nem preciso falar, que a Air France está aguardando a liberação de um slot para começar a operar em Brasília.

MattBuchanan
Jul 2, 2012, 4:54 AM
Bom pessoal, agora pouco me deparei com essa entrevista sobre o Aero de Brasília: Ela é com o gerente da Corporación América no Brasil, Daniel Ketchibachian...

Inframérica Participações promises commercial revolution at Brasilia

BRAZIL. Infrámerica Consortium partners Infravix Participações and Corporación América have joined Brazil’s state airport authority, Infraero, to form Inframérica Participações – a new company that will manage Brasilia Jubilino Kubitschek International Airport. And the partners are pledging a big commercial overhaul of the facility.

Held 51% by Infrámerica and 49% by Infraero, the company is overseeing the consortium’s move full management control of Brasilia Airport from mid-September.

During the present 90-day transitional phase in the airport’s privatisation, Infraero is still exercising management control.

Daniel Ketchibachian, Corporación América’s Country Manager Brazil, will be relocating permanently to Brasilia from Buenos Aires by the end of 2012. In a wide-ranging interview, Ketchibachian told The Moodie Report that review of the commercial mix at Brasilia Airport is underway as it finalises plans for a new terminal.

“The deadline is within this year, as we need to define the mix, then integrate it with infrastructure. We will be building the airport thinking of the commercial necessities.”

Ketchibachian said that the new administration will respect contracts but will also have private negotiations with concessionaires to consider options for time frame or spaces: “We need to go one by one through about 120 individual contracts.

“We will look to introduce new players to the airport – customers are looking for something new,” he said. “We also plan to bring a new level of customer service, adding social media and technology to that service.”

Dufry holds the duty free concession at Brasilia, as well as a small duty paid operation.

Brasilia has strong duty paid potential, Ketchibachian said, noting that 96% of the 15.4 million passengers it handled in 2011 were domestic. Ketchibachian is a former CEO of Corporación América’s Argentinean airport duty paid business.

In Natal, where Corporación América and Engevix jointly hold the 25-year operational contract for São Gonçalo do Amarante Airport, the situation is different because the consortium is building a greenfield airport, about 15km from the present one, and starting with new commercial contractual relationships.

Envisioning the new terminals
“We have a clear mission” is how Ketchibachian describes the goals at Brasilia. “We want to have one of the world’s best commercial mixes, and are using all of our expertise in order to reach this mission. We have very clear three concepts: Retailment, Technology 3.0 and Service.”

Retailment means that the airport would seek to replicate the successful Store 22 concept concept from Buenos Aires (now operated by Dufry) across the entire Brasilia Airport, Ketchibachian elaborated. “We’re looking at cosmetics and make-up experiences, prize draws, games, food and wine experiences, product launches, fashion events and more, while adding more than 9,000sq m of commercial space and trying to recreate the duty free atmosphere in every airport corner.”

Inframérica also wants a ‘3.0 Airport’ to put technology at the service of the passenger, retailers and sponsors. Plans include use of holograms, multi-touch technologies, apps for smartphones or tablets, a new web page focused on simplicity and integrating social media, and self-consulting docks.

In terms of service, Inframérica plans to introduce a team of people walking the airport and helping the passengers, he explains. “We want to modify the fixed concept of customer service in the airport – if a passenger needs help, our people will be there helping them just in time.

“This team will have a link also with social media, identifying claims in Twitter, Facebook or Google+ in real time.”

And Inframérica promises a strong commercial concept when it concludes its major developments for the 2014 World Cup.

“Our idea is to invite all the World Cup stakeholders to be part of the airport. In one of the two connectors of the airport we are designing a World Cup museum, and we want to invite Brazilian football players to the airport to be in touch with their people, signing balls or doing an exhibition in the terminal.”

Inframérica Participações will invest almost R$1 million (US$480,000) a day until the World Cup.

Ketchibachian confirmed Infrámerica plans to retain as many as possible of Infraero’s 398 employees at the airport post-transition, recognition of the 20-year average length of service among the staff.

“Inframerica will be integrated mainly with the present Infraero staff,” confirmed Ketchibachian. “They have the right to stay at Infraero – in other airports, or public agencies – or pass to the new consortium.

“It’s our hope to receive all of them. We admire the work they did at Brasilia Airport and of course we want to add this aeronautical and commercial know-how to our corporation.”

Fonte: http://www.moodiereport.com/document.php?c_id=6&doc_id=31487

E o BÔNUS :D: A imagem de como ficará o novo Aeroporto de Brasília:
http://www.moodiereport.com/images/Brasilia_Airport_render.jpg

pesquisadorbrazil
Jul 2, 2012, 5:46 PM
Conforme todas especulações citadas por min e outros forumers no outro forum, ficou uma mescla de idéias. Inclusive ao qual, eu havia ventilado a idéia de total abandono do terminal Sul em satélite. E pelo que contei, daria uns 25 fingers, estou enganado.

E talvez a imagem esconda algo que não podemos perceber, mas creio que haverá um concourse em frente desse terminal, do lado da Base Aérea.

MattBuchanan
Jul 3, 2012, 2:17 AM
:previous: Com certeza um concourse do lado da base aérea seria ótimo! Por hora, achei bem interessante essa primeira apresentação, na foto dá pra ver que a qualidade do terminal será excelente. Tomara que o Consórcio Inframérica cumpra com todas essas promessas da reportagem, Brasília merece.

luizwagner
Jul 3, 2012, 12:50 PM
Achei bem interessante a disposição de todo o terminal. Mais interessante ainda por eliminar o satélite sul.

Notem que o terminal central, onde deve ficar toda a estrutura das Cias Aéreas, pode ser ampliado ocupando a área das pontes de acesso aos terminais adjacentes, ampliando a área do aeroporto quando for necessário.

pesquisadorbrazil
Jul 3, 2012, 5:15 PM
Segundo módulo operacional de BSB inicia operações
O segundo módulo operacional do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, entrou em funcionamento ontem (domingo, dia 1), em fase de operação assistida. Neste estágio, as operações no espaço são observadas para avaliar o funcionamento e realizar ajustes, caso necessário.

O módulo, um investimento de R$ 4,55 milhões, cumpre a função de sala de embarque, contando com 1,2 mil m² e quatro portões. O espaço se localiza no pátio remoto central e recebe quatro voos regulares neste primeiro momento. O espaço oferece a mesma infraestrutura de uma sala de embarque convencional: lanchonete, Sistema Informativo de Voos (SIV) e ar condicionado.

“A nova área aperfeiçoará ainda mais o funcionamento do aeroporto. Os passageiros ganham mais conforto e as operações contarão com uma nova área, o que traz benefícios para todos os envolvidos no cotidiano do terminal”, pontuou o superintendente de Brasília, Antonio Erivaldo Sales.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/segundo-modulo-operacional-de-bsb-inicia-operacoes_79524.html?pesquisa=1

HLbsb
Jul 3, 2012, 6:41 PM
(...)
E o BÔNUS :D: A imagem de como ficará o novo Aeroporto de Brasília:
http://www.moodiereport.com/images/Brasilia_Airport_render.jpg

Conseguiu alegrar a gregos e troianos. Do ponto de vista do investidor é exeqüível com o menor custo. Já do ponto de vista do usuário, é funcional e facilita as conexões por manter terminal único. Certamente que se fosse um aeroporto totalmente novo seria melhor, mas está bom assim.

Fica claro que não quiseram expandir sobre o TECA nesse primeiro momento e tão pouco construir pátios sobre a via de acesso à base aérea porque exigiria ainda mais investimentos num período muito curto de tempo. Num segundo momento devem construir um novo TECA para que o atual ceda espaço ao TPS. Já o pátio sobre a rodovia, modelo sempre presente nos modelos da Infraero, deve ser abandonado por exigir um extenso túnel e investimentos muito altos.

No futuro o TPS terá que se expandir para a margem da pista sul, formando um "y". Imagino que a disposição em terminal único será a preferida. Sendo assim, mantém-se um corpo central concentrando todos os serviços e se faz outro grande course acompanhando a pista, com portões de embarques dos dois lados. Quebra a simetria, mas mantém a funcionalidade.

Colossusdf
Jul 3, 2012, 10:44 PM
Por essa imagem, o terminal central, neste primeiro momento, não será ampliado. Ou é impressão minha?

HLbsb
Jul 4, 2012, 1:05 AM
Por essa imagem, o terminal central, neste primeiro momento, não será ampliado. Ou é impressão minha?

Imagino que só será ampliado quando for construído um novo TECA em outro local do sítio aeroportuário, o que possibilitaria a demolição do atual. O TECA fica exatamente no local de ampliação do corpo central do TPS...

Algumas reformas no corpo central, além das que já estão ocorrendo, serão necessárias nesse primeiro momento para ampliar espaço de balcões de check-in e esteiras de restituição de bagagem.

pesquisadorbrazil
Jul 8, 2012, 6:40 PM
Nesse primeiro momento, isso é apenas preliminar, pois com esse terminal que aparenta ter uns 25 fingers, a capacidade operacional será próxima de 20 milhões de paxs.

E com certeza os outros 6 milhões de paxs seriam supridos pelos estacionamentos remotos. Mas uma duvida paira no ar. Somente o terminal satélite, tem capacidade de 8,5 milhões, se demolirem ele, aonde irão ficar esses paxs? Estacionamentos remotos, ou, nesse super concurse em frente do atual terminal, com os mesmos 25 fingers interligados ao terminal antigo pelo subterraneo.

Então, as imagens escondem a verdadeira realidade, sem contar, que eles devem apresentar o novo masterplan ou no nosso português, o plano diretor do aeroporto e com suas futuras expansões.

E aí sim, teremos noção de como o aeroporto ficará, pois se ficar que nem na imagem e tiver que demolir o terminal satélite, o aeroporto então terá que ser feito pra ontem, pois dinheiro não irá faltar, mas se o conforto hoje é um caos com terminal satélite com capacidade de 8,5 milhões paxs ano e 7 fingers, imaginem sem ele. Eu gostaria de saber a alternativa encontrada.

HLbsb
Jul 10, 2012, 10:51 PM
Terça-Feira 10 de Julho de 2012 às 16:40

As obras de construção de hotéis para os aeroportos internacionais do Galeão (RJ) e Brasília (DF) seguem em bom ritmo. No Galeão, na obra, que foi iniciada em dezembro de 2011, já foi concluída a construção das fundações e instalações dos pilares que sustentarão o edifício. A próxima etapa envolverá a implantação de vigas de suporte de lajes e paredes. Atualmente, já foram concluídos 15% dos trabalhos previstos.

Já em Brasília, foi concluída a concretagem das estacas da fundação, e a concretagem dos blocos da edificação já teve início. Os trabalhos na obra foram também intensificados com a implantação de segundo turno nos trabalhos, que segue das 17h às 03h. Atualmente, 125 funcionários trabalham na construção do empreendimento em Brasília, que teve início em janeiro de 2012.

http://www.infraero.gov.br/images/stories/imprensa/20120629_112937.jpg

A iniciativa da implantação de hotéis econômicos nos dois aeroportos foi iniciada em 2010, quando a Infraero abriu editais de licitação para conceder uma área para a construção dos empreendimentos em ambos. No Galeão, o empreendimento ocupará uma área de 4,8 mil m² no eixo viário do aeroporto, e o investimento previsto em contrato é de R$ 17,6 milhões. O projeto para o hotel contempla um espaço com 162 suítes distribuídas em seis pavimentos. Já o hotel de Brasília ocupará uma área de 3,3 mil m² a 560 m de distância do terminal brasiliense, com investimento de R$ 32,6 milhões. O prazo de conclusão de ambas as obras é de 18 meses contados a partir da assinatura dos contratos.

Emmanoeth de Sá, superintendente do Galeão, destacou a importância desse empreendimento para o aeroporto: “Com o novo hotel, os passageiros contarão com mais uma opção de comodidade nos arredores dos terminais. A iniciativa beneficiará principalmente os passageiros que fazem voos de conexão para o Galeão”, destacou.


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MattBuchanan
Jul 11, 2012, 12:56 AM
:previous: Ótima notícia!

Arquivista
Jul 11, 2012, 8:49 PM
Tinha até estranhado isso. Na imagem que divulgaram não tem nenhum prédio aludindo a um possível hotel. Mas pela notícia acima, as coisas estão andando :)

pesquisadorbrazil
Jul 13, 2012, 4:04 PM
Aviões da Transbrasil vão a leilão para 'limpar' aeroporto de Brasília

Dois aviões da extinta companhia aérea Transbrasil devem ser desmontados e vendidos como sucata, determinou a Justiça. Uma terceira aeronave irá a leilão inteira, para preservar a memória da empresa falida. Fundada em 1955, a Transbrasil deixou de voar em 2001.

Os três Boeings 767-200 estão estacionados na área operacional do aeroporto de Brasília, o que atrapalha as empresas que operam no local atualmente.

A previsão é que o leilão do avião inteiro ocorra até setembro. Os valores arrecadados irão para o pagamento de credores, principalmente trabalhadores.

As aeronaves já foram declaradas estragadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Elas estão sem motores, sem acabamento interno e com os painéis da cabine de comando destruídos.

A medida faz parte do programa Espaço Livre - Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça. O objetivo da ação é remover dos aeroportos todos os aviões que estejam vinculados às massas falidas de empresas aéreas ou que tiverem sido apreendidos em processos criminais, principalmente por tráfico de drogas.

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/07/13/avioes-da-transbrasil-vao-a-leilao-para-limpar-aeroporto-de-brasilia.jhtm?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

MAMUTE
Jul 13, 2012, 11:37 PM
Número de desembarques internacionais em Brasília cresce 70% no último ano



Em 2010, o Aeroporto de Brasília recebeu aproximadamente 37 mil passageiros de outros países. No ano passado, o número passou para mais de 63 mil estrangeiros


De acordo com um balanço feito pelo Ministério do Turismo, o número de desembarques internacionais no Aeroporto Internacional de Brasília cresceu 70% no período de um ano.

A estimativa confirma a movimentação intensa de pessoas do mundo todo na cidade, que é considerada o terceiro hub do país. Em 2010, o Aeroporto de Brasília recebeu cerca de 37 mil passageiros de outros países. No ano passado, o número passou para mais de 63 mil estrangeiros. O principal emissor foi os Estados Unidos, com, aproximadamente, 18 mil pessoas. Na Europa, o país que mais enviou pessoas para o Brasil foi Portugal (12.402). Já na América do Sul, o recorde continua sendo da Argentina (3.047). “Brasília é um grande portão de entrada para o Brasil, tanto pela quantidade de voos internacionais que recebemos diariamente, quanto pela localização da cidade, que está no centro do país”, explica o secretário-adjunto de Turismo do Distrito Federal, Geraldo Bentes.

De acordo com a Infraero, o número de voos internacionais sem escala que partem de Brasília saltou de dois para oito desde 2008. Além da TAP, pioneira nos voos diretos para a Europa partindo de Brasília, foram criadas mais nove linhas internacionais que levam a sete cidades em seis países distintos. Apenas nos voos para Lisboa, operados pela TAP, foram transportados, em média, 10 mil passageiros por mês em 2010. “Temos aqui perto um grande atrativo de turistas que é o trabalho de João de Deus. O médium é bastante procurado e admirado pelo público, principalmente, pelos portugueses.”

Nos trechos da TAM para Miami, em que se usam aeronaves com capacidade para transportar 175 passageiros na classe econômica e 30 na executiva, a média de ocupação é de 166 e 28 pessoas, respectivamente. Além da companhia brasileira, a American Airlines também opera voos para Miami. Outros voos para destinos internacionais saindo do Aeroporto Juscelino Kubitschek criados nos últimos quatro anos são o da Copa Airlines para a Cidade do Panamá, o da Delta Airlines para Atlanta (EUA) e os das empresas Lan Airlines e Taca Airlines para Lima (Peru).












http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/07/13/interna_cidadesdf,312027/numero-de-desembarques-internacionais-em-brasilia-cresce-70-no-ultimo-ano.shtml